Álvaro Santos Pereira

Os melhores pastéis de nata para Álvaro exportar

Pastéis de nata para exportar
Pastéis de nata para exportar

Numa altura em que o ministro da economia, Álvaro Santos Pereira, sugere a internacionalização e o franchising dos pastéis de nata, importa saber qual é, afinal o melhor pastel de nata português. Se o objetivo é exportar pastéis de nata, que sejam os melhores.

A 13 de abril, o festival Peixe, em Lisboa, recebeu a competição para melhor pastel de natal de Portugal, num concurso organizado pela Confraria do Pastel de Nata. O vencedor foi a pastelaria Chique de Belém, que ficou à frente da pastelaria Cristal, em segundo lugar, e da pastelaria Alcoa, de Alcobaça, que ficou em terceiro.

A concurso estavam onze candidatos e os três vencedores ficaram separados por poucos pontos. Para decidir qual a melhor confeção deste exemplar da pastelaria portuguesa, foi chamado um júri presidido pelo gastrónomo Virgílio Gomes. Dos avaliadores faziam ainda parte o enólogo Domingos Soares Franco, o escanção Manuel Moreira, o chefe de cozinha André Magalhães e Rita Cupido, das Edições do Gosto.

A competição até pode parecer brincadeira, mas a verdade é que, segundo o jornal Sol, a distinção no concurso em anteriores edições valeu a uma pastelaria da baixa pombalina o aumento da produção diária de 600 para 2000 pastéis de nata.

Na edição de 2011 participaram o Hotel Altis, a Pastelaria Aloma, a Casinha do Pão, a Pastelaria Suíça, o Hotel Palácio, o Hotel Ritz, o Estabelecimento Prisional do Linhó e o Restaurante Casa da Comida.

Em 2010 o vencedor deste concurso tinha sido a pastelaria Suíça, de Lisboa. Na primeira edição, em 2009, a vitória coube à pastelaria Cristal.

Se quiser treinar para concorrer à competição, veja aqui a receita para fazer pastéis de nata.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Rui Freire conta com experiência na Microsoft, grupo Havas e Global Media Group. Fotografia: DR

Rui Freire passa da Microsoft para o grupo Omnicom

Mário Centeno, ministro das Finanças. Foto: Orlando Almeida/Global Imagens

Défice público continua a cair. Menos 543 milhões em julho

Fotografia: REUTERS/ Lucy Nicholson

Estes são os atores mais bem pagos do mundo, segundo a Forbes

Fotografia: Nacho Doce/Reuters

Acionistas minoritários europeus pedem investigações contra a Oi

Fotografia: EPA/DAVE HUNT

Uber perde mais de mil milhões de euros no primeiro semestre

14 hábitos

Vídeo. 14 dicas para conseguir um aumento

Conteúdo Patrocinado
Os melhores pastéis de nata para Álvaro exportar