fazedores

Petappoint. Para tirar dúvidas sobre a saúde do seu amiguinho

Os veterinários João Bordelo e Catarina Coelho tiveram a ajuda da BloomIdea, de José Fernandes.  FOTOGRAFIA: Paulo Jorge Magalhães/Global Imagens
Os veterinários João Bordelo e Catarina Coelho tiveram a ajuda da BloomIdea, de José Fernandes. FOTOGRAFIA: Paulo Jorge Magalhães/Global Imagens

A Petappoint é uma app que disponibiliza um chat em tempo real para que os donos possam tirar dúvidas sobre a saúde do seu animal de estimação

A Petappoint é uma aplicação 100% gratuita, que acaba de chegar ao sistema IOS, para apoiar os donos de animais de estimação quando surgem dúvidas sobre o estado de saúde do “amiguinho”. A ideia partiu de João Bordelo e Catarina Coelho, dois jovens médicos-veterinários, que na prática clínica deram conta de que muitos proprietários recorriam à internet para esclarecer questões relativas ao bem-estar dos seus animais. “Muitas vezes, isto leva a que os animais corram perigo de vida, pois a informação não é credível e nem validada por um veterinário”, sublinha João Bordelo.

João e Catarina decidiram então bater à porta da BloomIdea, uma business angel de matriz tecnológica. José Fernandes, CEO da BloomIdea, gostou do projeto e decidiu investir. Em seis meses, a equipa da tecnológica de Braga desenvolveu a app Petappoint. Agora, basta aos donos de animais de estimação carregarem a aplicação e esclarecerem as suas dúvidas com veterinários através de um chat em tempo real, que permite enviar vídeos e fotografias para que o diálogo seja mais interativo e assertivo. Os donos dos animais falam, numa primeira fase, com uma assistente, que vai fazendo algumas perguntas para direcionar o proprietário para o médico mais adequado.

Ainda assim, a recuperação do bem-estar do animal poderá não estar assim tão à mão de resolver. A Petappoint não realiza diagnósticos nem prescrições de tratamento através do chat. Mas se houver necessidade de o animal ser examinado presencialmente, será aconselhada uma consulta na clínica veterinária mais próxima da residência. Nesta fase inicial do projeto, os dois veterinários estão focados na divulgação da aplicação junto dos donos de animais, para testar e validar o modelo. José Fernandes quer também perceber a reação dos utilizadores e obter o seu feedback para, caso necessário, corrigir funcionalidades.

Após esta etapa inicial, que estima durar menos de dois meses, a Petappoint será lançada também no sistema Android. João Bordelo estima que perto de quatro mil pessoas por mês irão aderir ao serviço e conta que “mostrando a mais-valia do projeto se possa chegar a muitas mais”.

Aliás, a estratégia é de âmbito internacional. “Portugal é a plataforma de lançamento, nos próximos meses queremos avançar para Espanha e temos também contactos para a República Checa e para a Austrália.” A aplicação está também integrada nos programas de aceleração Vodafone Power Lab e LinkUp da Everis Group.

Capital digital
A Petappoint é a última aplicação desenvolvida pela BloomIdea, que, desta forma, investe na criação de microempresas. Foi “o portfólio de startups que apoia a equipa com diferenciadas valências e a vasta experiência do José Fernandes no mundo empresarial” que conduziram João e Catarina à tecnológica de Braga. “Encontrámos na BloomIdea o parceiro ideal para tornar a nossa ideia de negócio realidade”, sublinha o veterinário.

João Fernandes frisa que só investe “se sentir que há perseverança” nos empreendedores, pois “os primeiros dois a três anos são muito duros”. O modelo da BloomIdea é fornecer o serviço tecnológico, neste caso, o desenvolvimento da aplicação e, assim, tomar uma participação minoritária no capital. Nestes mais de dez anos de atividade, já apoiou startups em áreas como saúde, turismo, moda, lifestyle, entre muitas outras.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Reportagem na fábrica de bicicletas Órbita.
Maria João Gala / Global Imagens )

Sócios da Órbita procuram novo acionista

9_beer cerveja copo

Quebra do mercado chinês penaliza cerveja nacional

João Vieira Lopes, presidente da Confederação do Comércio e Serviços.
(Jorge Amaral/Global Imagens)

Vieira Lopes: “Metas do governo são realistas mas é preciso investimento”

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Petappoint. Para tirar dúvidas sobre a saúde do seu amiguinho