prémios

Portugal com cinco nomeações para melhores startups europeias

Entrega de prémios é feita em Londres a 13 de junho. Fotografia: TechCrunch
Entrega de prémios é feita em Londres a 13 de junho. Fotografia: TechCrunch

Votações online estão abertas e podem ser feitas até 2 de junho

A incubadora Beta-i, as startups Chic by Choice, Farfetch e Unbabel e o co-fundador da Seedrs Carlos Silva são os representantes portugueses nas nomeações para os “The Europas”, prémios que distinguem as melhores startups tecnológicas europeias, organizados em parceria com o portal TechCrunch.

A Beta-i está na short list para as melhores incubadoras. A associação criada em 2010 e parceira da Caixa Capital pode voltar a receber um prémio europeu, após ter conquistado em 2014 a distinção para maior promotora de startups e de empreendedorismo no âmbito dos prémios europeus de promoção empresarial.

A Chic by Choice, fundada por Filipa Neto e Lara Vidreiro, está nomeada para a melhor startup na área do vestuário. A marca de aluguer de vestidos de luxo já angariou dois milhões de euros em duas rondas de financiamento; a mais recente realizou-se em novembro de 2015, com a recolha de 1,5 milhões de euros.

RIPE. Quando são os clientes que escolhem o que vende a alta moda

A Unbabel também está incluída nas nomeações, para a categoria de startup com maior crescimento do ano. A tecnológica portuguesa já angariou mais de um milhão de euros em investimento.

Na categoria de vestuário também podemos encontrar a Farfetch, a única startup unicórnio português, após ter sido avaliada em pelo menos mil milhões de dólares em 2015. A empresa criada por José Neves já obteve financiamento de 95 milhões de euros em 2016, elevando a sua avaliação para os 1,3 mil milhões de euros. A Farfetch foi considerada em fevereiro deste ano como uma das startups mais inovadoras para a revista norte-americana Fast Company.

Carlos Silva também está entre os nomeados portugueses para as melhores startups europeias. Um dos fundadores da plataforma de equity crowdfunding Seedrs pode receber, em conjunto com Jeff Lynn, o prémio para melhores fundadores de startups. A Seedrs, sedeada em Londres, foi considerada no início do ano como uma das startups inovadoras para a Bloomberg.

Os prémios vão ser atribuídos em Londres a 16 de junho, após a conferência “The Europas”. As votações começaram esta segunda-feira e vão estar abertas até quinta-feira, 2 de junho, a partir desta página.

(Notícia atualizada às 14h32 com indicação da nomeação da Unbabel)

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
EDP_ENGIE2

EDP e Engie investem até 50 mil milhões para serem líderes em eólicas no mar

EDP_ENGIE2

EDP e Engie investem até 50 mil milhões para serem líderes em eólicas no mar

Da esquerda para a direita: Ricardo Mourinho Félix, secretário de Estado das Finanças, Angel Gurría, secretário-geral da OCDE, e Pedro Siza Vieira, ministro da Economia. Fotografia: Diana Quintela/Global Imagens

OCDE. Dinamismo das exportações nacionais tem o pior registo da década

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Portugal com cinco nomeações para melhores startups europeias