financiamento

Portugal no radar de fundo de investimento de 300 milhões para scaleups

O fundo Eight Roads Ventures está sedeado em Londres e apoia as startups sobretudo a partir da série B de investimento.
O fundo Eight Roads Ventures está sedeado em Londres e apoia as startups sobretudo a partir da série B de investimento.

Novo fundo servirá para apoiar estas scaleups em rondas mais avançadas de investimento, sobretudo a partir da série B.

Há um novo fundo de investimento de capital de risco para apoiar scaleups na Europa e Israel. A Eight Roads Ventures apresentou esta terça-feira o terceiro fundo para apoiar as startups com mais escala, com um orçamento de 375 milhões de dólares (303 milhões de euros). A empresa sedeada em Londres admite que pode investir em startups e scaleups portuguesas.

“Temos vindo a detetar oportunidades tremendas em Portugal, que conduziram já à primeira geração de empresas líder a nível internacional como a Farfetch, Uniplaces e Feedzai. A segunda geração de startups começa agora a iniciar a sua expansão pelo que devemos centrar todas as nossas atenções neste mercado”, assinala Davor Hebel, diretor-geral e responsável europeu da Eight Roads Ventures, em nota enviada às redações.

O novo fundo de capital de risco estará disponível para as empresas das áreas de tecnologia que sirvam para empresas (B2B), consumidores (B2C), saúde e também fintech. Em cada ronda de financiamento, o investimento médio deste fundo britânico poderá variar entre 10 e 30 milhões de dólares. Ou seja, servirá para apoiar estas scaleups em rondas mais avançadas de investimento, sobretudo a partir da série B, onde não existem fundos de capital de risco portugueses com capacidade para liderar estas operações.

“Assistimos a uma proliferação impressionante de novas empresas no país nos últimos 3 a 5 anos, com a ajuda de uma densa rede de incubadoras e de aceleradoras. Tal como acontece noutros pontos da Europa, o financiamento na fase de crescimento é menos abundante em Portugal e é precisamente aí que a experiência e foco da Eight Roads pode apoiar este ecossistema”, destaca o mesmo responsável.

A Eight Roads Ventures foi fundada em 2010 e já investiu em mais de 20 empresas no continente europeu, em países como Espanha, França, Alemanha, Reino Unido e Suécia.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Fotografia: Rui Manuel Ferreira/Global Imagens

Emprego dos jovens que acabaram agora o curso regressa a níveis pré-troika

Foto: Sonae

Cláudia Azevedo, desafios de uma sucessão na continuidade da Sonae

O antigo ministro da Economia, Manuel Pinho, durante a sua audição na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, sobre o seu alegado relacionamento, enquanto Ministro da Economia e da Inovação, e o setor privado, Assembleia da República em Lisboa, 17 de julho de 2018. JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Manuel Pinho: “PSD é o pai dos CMEC e a mãe das barragens”

Outros conteúdos GMG
Portugal no radar de fundo de investimento de 300 milhões para scaleups