Portugal está na lista da Forbes das 50 melhores fintech (startups financeiras) do mundo. A Feedzai entra pela primeira vez nesta ranking graças à tecnologia que utiliza para proteger a fraude nos sistemas de pagamentos.
Liderada por Nuno Sebastião, a empresa fundada em Coimbra e que também conta com escritórios nos Estados Unidos, já obteve um total de 82 milhões de dólares em financiamento (66,5 milhões de euros, segundo o câmbio atual).
Em comentário na rede social Facebook, Nuno Sebastião agradeceu a inclusão da Feedzai na lista e mostrou-se "orgulhoso por liderar uma equipa fantástica em crescimento". O líder da Feedzai lembrou ainda a "potência dos dados e da inteligência artificial para gerir riscos e detetar fraudes".
Em 2017, protagonizou uma das maiores rondas de investimento de sempre de uma empresa portuguesa: arrecadou 50 milhões de dólares em série C numa operação liderada por uma sociedade de capital de risco estrangeira que não se quis identificar. A Feedzai passou a estar avaliada em 575 milhões de dólares depois desta ida aos mercados.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
A Forbes assinala que a solução da Feedzai concorre com sistemas como o IBM Watson, plataforma de serviços de inteligência artificial da IBM dedicada às empresas.
A Feedzai tem ganho também destaque internacional. Organizou, em 2017, um evento sobre inteligência artificial na conferência financeira Money 20/20, que contou com a presença, entre outros, de Steve Wozniak, cofundador da Apple.
(Notícia atualizada às 10h50 com comentário de Nuno Sebastião)