fazedores

Portugueses da Indico investem em empresa alemã de trotinetes partilhadas

Nico Rosberg,  campeão do mundo de Fórmula 1 de 2016, é um dos investidores da Tier. Nesta fotografa, está ao lado de Lawrence Leuschner, presidente executivo e um dos fundadores da empresa alemã. (DR)
Nico Rosberg, campeão do mundo de Fórmula 1 de 2016, é um dos investidores da Tier. Nesta fotografa, está ao lado de Lawrence Leuschner, presidente executivo e um dos fundadores da empresa alemã. (DR)

Presente em Portugal, Tier vai lançar novo modelo de trotinete nas próximas semanas. É o sexto investimento da Indico numa startup.

Pela primeira vez, um fundo de capital de risco português investe numa empresa de partilha de trotinetes. A Indico, liderada por Stephan Morais, acaba de anunciar que juntou-se à ronda de financiamento dos alemães da Tier, uma das nove empresas que partilham trotinetes em Portugal. A Indico investiu 3,25 milhões de euros na marca de micro-mobilidade.

“Estamos comprometidos em ajudar a mudar a forma como as pessoas se movem nas cidades, de maneira mais sustentável respeitando o meio ambiente. A Tier tem as métricas mais impressionantes da Europa. A capacidade de execução e expansão da equipa é incrível”, salienta Stephan Morais, citado na nota de imprensa.

A Indico junta-se a um leque de investidores que inclui as capitais de risco Northzone, a Whitestar, a Point Nine, a Speedinvest, a Kibo Ventures e até o campeão do mundo de Fórmula 1 de 2016, Nico Rosberg.

Ao mesmo tempo, a empresa alemã de micro-mobilidade acaba de anunciar um novo modelo de trotinete, preparado para durar 1 ano – em vez dos habituais seis meses -, com pneus maiores, suspensão reforçada e autonomia de até 40 quilómetros. Para aumentar a durabilidade destes veículos, a Tier conta ainda com uma equipa própria de manutenção, em conjunto com parceiros em cada uma das 24 cidades em que está presente na Europa. Os travões também foram reforçados e têm acionamento mecânico e elétrico.

Leia mais: Tier: Há 300 trotinetes alemãs para partilhar em Lisboa

O novo modelo de trotinete será lançado progressivamente nas próximas semanas. Até agora, esta marca já completou mais de dois milhões de viagens, algumas delas realizadas em Lisboa, a única cidade portuguesa onde a Tier está presente, para já. Há mais de 10 mil trotinetes desta startup a circular.

Com este anúncio, a Indico anuncia o seu sexto investimento numa startup. Espera-se que nas próximas semanas sejam revelados mais dois investimentos. Em entrevista ao Dinheiro Vivo, Cristina Fonseca, uma das fundadoras da Indico, comentou, na semana passada, os primeiros meses de presença no mercado.

“Já investimos em oito empresas apesar de só termos anunciado cinco. Sobre três delas ainda não podemos falar. E já investimos um total de mais de oito milhões de euros.”

A Tier é uma das nove empresas que partilham trotinetes em Portugal. Concorre com a Lime, Hive, Voi, Bungo, Flash, Wind, Bird e Frog.

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

LUÍS FORRA/LUSA

Dia 7. Termina greve dos motoristas

Francisco São Bento, presidente do SNMMP. Foto: Sara Matos/Global Imagens

Cinco momentos chave numa greve de sete dias

Outros conteúdos GMG
Portugueses da Indico investem em empresa alemã de trotinetes partilhadas