Restaurante de José Avillez eleito um dos melhores do mundo em 2015

Equipa doe Belcanto, liderada pelo chef Avillez
Equipa doe Belcanto, liderada pelo chef Avillez

O restaurante do chef José Avillez entrou na lista dos Melhores restaurantes do mundo em 2015. O anúncio acaba de ser feito pela organização dos <a href="http://www.theworlds50best.com/list/51-100-winners" target="_blank">The World 50 Best Restaurants</a>, na divulgação dos melhores restaurantes que ficaram entre as posições 50 e 100.

O restaurante Belcanto, situado no Largo de São Carlos, junto ao Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, entra diretamente para a 91.ª posição da lista dos The World 50 Best Restaurants.

A lista 51-100 resulta do mesmo processo de votação que cria o ranking 1-50, ambos patrocinados pelas águas S.Pellegrino e Acqua Panna. Este último ranking será apresentado na próxima semana em Londres, Reino Unido.

Diz a organização dos The World 50 Best Restaurants: “A lista 51-100 deste regista 11 novas entradas, de restaurantes de todas as partes do mundo, incluindo o Amass, de Copenhaga, o Belcanto, de Lisboa, e o Mikla, de em Istambul.”

“Não é só talento fresco que deixa a sua marca na lista, mas vários são aqueles que têm mantido a sua presença, incluindo Zuma, dos Emirados Árabes Unidos, e The Tasting Room, da África do Sul, ambos ocupando o 88.º lugar”, frisa a organização.

Ao Dinheiro Vivo Avillez revela-se surpreso e feliz. Chef José Avillez: “Se há coisa onde sou megalómano é nos sonhos”

A distinção para o Belcanto acontece depois do chef José Avillez ter conquistado duas estrelas Michelin, uma delas no ano passado, para o restaurante que abriu portas pela primeira vez em 1958, mas só em 2012 começou a ser gerido pelo chef português.

Desde então o chef José Avillez abriu seis restaurantes, tendo passado de 12 para 160 funcionários. Numa entrevista recente ao Dinheiro Vivo, o chef de 34 anos dizia que os últimos três anos foram “uma loucura”, mas que está muito feliz pela qualidade do seu trabalho ter sido reconhecida.

Ler também: José Avillez: “Os últimos três anos foram uma loucura”

Por outro lado, o restaurante algarvio Vila Joya, do chef Dieter Koschina, em Albufeira, caiu para a 98.ª posição. Este foi o primeiro restaurante português a entrar nesta lista, conquistando o 37.º lugar em 2013. Em 2014, o Vila Joya ficou, pela primeira vez, nos 25 primeiros lugares e alcançou o 22.º posto, subindo 15 posições desde o ano anterior.

Este restaurante de luxo têm-se tornado num destino muito importante a nível internacional no que se refere à gastronomia: todos os anos, o Vila Joya recebe o Festival Internacional Gourmet.

(Em atualização)

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Vista aérea da Praça dos Restauradores em Lisboa, Portugal, 24 Março de 2020. ANTÓNIO COTRIM/LUSA

A economia entrou em estado de quarentena

Lisboa, 10/05/2019 - Vida do Dinheiro (DN-TSF) - Isabel Furtado, presidente da Cotec e da TMG.
Isabel Furtado
(Gerardo Santos / Global Imagens)

Covid-19: “Medidas têm de ser estratégicas e não apenas imediatas e impulsivas”

Ursula  von der Leyen, presidente da Comissão Europeia. Fotografia: Kenzo Tribouillard/AFP

Comissão Europeia vai rever proposta de orçamento da UE

Restaurante de José Avillez eleito um dos melhores do mundo em 2015