Restaurante de José Avillez eleito um dos melhores do mundo em 2015

Equipa doe Belcanto, liderada pelo chef Avillez
Equipa doe Belcanto, liderada pelo chef Avillez

O restaurante do chef José Avillez entrou na lista dos Melhores restaurantes do mundo em 2015. O anúncio acaba de ser feito pela organização dos <a href="http://www.theworlds50best.com/list/51-100-winners" target="_blank">The World 50 Best Restaurants</a>, na divulgação dos melhores restaurantes que ficaram entre as posições 50 e 100.

O restaurante Belcanto, situado no Largo de São Carlos, junto ao Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, entra diretamente para a 91.ª posição da lista dos The World 50 Best Restaurants.

A lista 51-100 resulta do mesmo processo de votação que cria o ranking 1-50, ambos patrocinados pelas águas S.Pellegrino e Acqua Panna. Este último ranking será apresentado na próxima semana em Londres, Reino Unido.

Diz a organização dos The World 50 Best Restaurants: “A lista 51-100 deste regista 11 novas entradas, de restaurantes de todas as partes do mundo, incluindo o Amass, de Copenhaga, o Belcanto, de Lisboa, e o Mikla, de em Istambul.”

“Não é só talento fresco que deixa a sua marca na lista, mas vários são aqueles que têm mantido a sua presença, incluindo Zuma, dos Emirados Árabes Unidos, e The Tasting Room, da África do Sul, ambos ocupando o 88.º lugar”, frisa a organização.

Ao Dinheiro Vivo Avillez revela-se surpreso e feliz. Chef José Avillez: “Se há coisa onde sou megalómano é nos sonhos”

A distinção para o Belcanto acontece depois do chef José Avillez ter conquistado duas estrelas Michelin, uma delas no ano passado, para o restaurante que abriu portas pela primeira vez em 1958, mas só em 2012 começou a ser gerido pelo chef português.

Desde então o chef José Avillez abriu seis restaurantes, tendo passado de 12 para 160 funcionários. Numa entrevista recente ao Dinheiro Vivo, o chef de 34 anos dizia que os últimos três anos foram “uma loucura”, mas que está muito feliz pela qualidade do seu trabalho ter sido reconhecida.

Ler também: José Avillez: “Os últimos três anos foram uma loucura”

Por outro lado, o restaurante algarvio Vila Joya, do chef Dieter Koschina, em Albufeira, caiu para a 98.ª posição. Este foi o primeiro restaurante português a entrar nesta lista, conquistando o 37.º lugar em 2013. Em 2014, o Vila Joya ficou, pela primeira vez, nos 25 primeiros lugares e alcançou o 22.º posto, subindo 15 posições desde o ano anterior.

Este restaurante de luxo têm-se tornado num destino muito importante a nível internacional no que se refere à gastronomia: todos os anos, o Vila Joya recebe o Festival Internacional Gourmet.

(Em atualização)

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
João Leão e Mário Centeno. Foto: Tiago Petinga/Lusa

Governo impõe aumento de 0,3% na função pública. Impacto pode ser de 70 milhões.

João Leão e Mário Centeno. Foto: Tiago Petinga/Lusa

Governo impõe aumento de 0,3% na função pública. Impacto pode ser de 70 milhões.

Christine Lagarde, presidente do BCE. Fotografia: REUTERS/Johanna Geron

Lagarde corta crescimento da zona euro para apenas 1,1% em 2020

Outros conteúdos GMG
Restaurante de José Avillez eleito um dos melhores do mundo em 2015