Santa Casa e Banco Montepio apostam em nove projetos de impacto social

As duas entidades vão investir cerca de 935 mil euros em Projetos de Impacto, para desenvolvimento ou crescimento de negócios de inovação social.

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e Banco Montepio vão investir cerca de 935 mil euros em projetos de inovação social. As duas instituições vão apoiar nove iniciativas com impacto social e ambiental positivo, ao abrigo da iniciativa Projetos de Impacto.

Dos 1,35 milhões de euros disponibilizados pelas duas entidades, serão utilizados 934 mil euros em nove projetos, o que corresponde a mais de 69% do orçamento previsto. Das nove candidaturas aprovadas, sete correspondem a parcerias para o impacto e duas a Títulos de Impacto Social.

As parcerias para o impacto financiam a criação, desenvolvimento ou crescimento de projetos de inovação social, em conjunto com investidores sociais.

Nesta categoria, foram apoiados os projetos O Mundo é o meu Bairro (inclusão num bairro social); WeGuide (apoio a doentes oncológicos); 55+ (trabalho para pessoas com mais de 55 anos); Skoola (música para inclusão social); Impulso (criação de micro-negócios); Robot Pepe (ferramenta terapêutica para envelhecimento ativo); e Na minha praceta (projeto de regeneração de três bairros de Marvila).

Os títulos de impacto social têm como objetivo financiar, através de um mecanismo de contratualização e pagamento por resultados, projetos inovadores em áreas prioritárias de política pública, nos domínios do emprego, proteção social, educação, saúde, justiça e inclusão digital.

Nesta área, o apoio foi conquistado pela escola de programação para crianças Ubbu e a solução para combater o défice de competências de português e matemática da Gamezone Lisboa.

"Os projetos aprovados contribuem para a inovação das respostas aos novos desafios contemporâneos, cada vez mais complexos, principalmente no contexto pandémico que vivemos hoje, em áreas centrais como a educação, a digitalização, o envelhecimento ativo, a arte e a cultura, empregabilidade e saúde", destaca o provedor da Santa Casa de Lisboa, Edmundo Martinho, citado em comunicado de imprensa.

O presidente executivo do Banco Montepio, Pedro Leitão, destaca o "forte compromisso" da instituição em "contribuir para uma sociedade mais transparente, mais justa e mais sustentável".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de