empreendedorismo

Seis finalistas disputam Prémio do Jovem Empreendedor da ANJE

Três finalistas da área da saúde, um projeto que junta design e reutilização de resíduos, uma plataforma virtual de testes e uma startup de programação de apps

Exogenus Therapeutics (terapia celular de medicina regenerativa), DoctorGummy (gomas que são medicamentos para crianças), Glexyz (plataforma virtual de teste de produtos), Line Health (solução para medicação e controlo de doentes crónicos), Matter (peças de design criadas a partir de resíduos) e Stuk.io (plataforma online que ensina a programar e criar apps) são os seis projetos finalistas do Prémio do Jovem Empreendedor do Ano, atribuído pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) desde 1998.

Os finalistas ao prémio de empreendedorismo mais antigo em Portugal foram escolhidos entre mais de 150 candidaturas e com base na análise dos respetivos planos de negócio. A fase final de seleção incluiu um pitch avaliado pelo júri do concurso que inclui Bruno Carvalho (CEO da Active Aerogels), José Gabriel Chimeno (corporate finance partner na Deloitte Portugal), Miguel Ribeiro Ferreira (presidente do Grupo Fonte Viva), Stephan Morais (diretor executivo na Caixa Capital), Paulo Sousa Marques (CEO do Shark Tank Portugal) e Nuno Barroca (vice presidente do Grupo Amorim).

Além do Prémio do Jovem Empreendedor do Ano, que atribui 30 mil euros ao vencedor,, a ANJE vai ainda entregar o Prémio Carreira.

A entrega das distinções terá lugar durante a gala, a 18 de novembro, que dá início à 18ª edição da Feira do Empreendedor, entre 19 e 20 de novembro. A grande novidade da edição deste ano é a Startup Village, que vai ocupar metade da área de exposição, onde estarão 50 startus tecnológicas: a ideia do projeto é promover a “interatividade entre players do empreendedorismo através de seis novos eventos-âncora nas áreas do coworking de base tecnológica, job-matching, fund raising, networking, pitch e lançamento de produtos”, explica a ANJE em comunicado.

Entre os convidados para o evento vão estar nomes como Edial Dekker, Senior Product Manager da Eventbrite, Sonja van Eeghen (Sticky Presentations) e Nicholas Zylberglajt,  co-fundador do European Young Innovators Forum, para pormenorizar o Horizonte 2020 para startups, e ainda alguns investidores estrangeiros. Do programa da Feira constam conferências, ações de partilha de experiências e conhecimento e contactos. Em exposição vão estar, entre outras, as startups  Cuckuu, Facestore, ICLIO, Glexyz, Lapa, Seatwish, HypeLabs, Inygon, Findhit, Sciencetris, Mapscrime, Movvo, Wizdee, Leafxpro, CoolFarm, SleekLab e Wexcedo.

“A inovação é um denominador comum entre os candidatos ao Prémio do Jovem Empreendedor, desde a sua génese. Basta recordarmos que Critical Software foi o projeto vencedor da primeira edição. O potencial global dos negócios candidatos continua a surpreender-nos, sendo incontestável que estes seis finalistas são negócios pensados para o mercado global, com propostas ousadas e disruptivas”, explica João Rafael Koehler, presidente da ANJE.

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

Seis finalistas disputam Prémio do Jovem Empreendedor da ANJE