Skilleo: Onde a empresa certa encontra o candidato certo

ng3097278

João Carvalho, 29 anos, esteve dois lados da “barricada” antes de ter a ideia e criar a Skilleo, uma plataforma online onde as empresas podem encontrar e guardar os dados dos candidatos a emprego e onde estes podem apresentar de forma comprovada as suas capacidades.

“Quando procurava o meu primeiro emprego, notava que as empresas não tinham os processos organizados e nem o entrevistador sabia, muitas vezes, o perfil de quem estava a entrevistar”, recorda o fundador da empresa “Problem Solvers”, a meias com Fábio Martins, de 26 anos.

“Quando fundámos a empresa, deparámo-nos com o problema de surgirem candidatos que diziam perceber de determinada tecnologia quando isso, depois, não se comprovava”, adianta.

Na plataforma, que foi lançada em setembro e que já conquistou o primeiro prémio entre as “50 Hottest Startups in Portugal“, os recrutadores podem testar as ditas capacidades dos candidatos, através da criação de testes de capacidades ou de personalidade customizados.

Em breve, poderão ainda refinar a ordem de escolha dos candidatos mediante os requisitos selecionados – geográficos ou formação, por exemplo. “A ideia é poupar tempo, automatizar o mais possível o processo de seleção, ainda que as empresas continuem a fazer depois a triagem manual”, explica João Carvalho.

A Skilleo já tem parceiros em nove países – EUA, Alemanha, França, Índia, Tailândia, Espanha e Portugal -, com um total de 30 empresas que utilizam a plataforma e 620 candidatos inscritos.

“Por agora, a estratégia tem sido focarmo-nos essencialmente nas áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação, mas no futuro vamos apostar também nos empregos nas áreas das ciências, das engenharias e da Matemática”, adiantou o fundador, ao Dinheiro Vivo.

Nascida este ano, com um capital inicial de 10 mil euros, a “Problem Solvers” está instalada no Pólo Tecnológico do UPTEC, no Porto, e emprega três pessoas: os dois sócios fundadores – João Carvalho (no centro da foto) e Fábio Martins (à direita na foto) e um programador, João Ribeiro (à esquerda na foto). Há cerca de um mês, a equipa esteve no Web Summit 2013, em Dublin, a apresentar o projeto a investidores e a clientes. Dentro de dias, a 13 de dezembro, estará ainda no Startup Bootcamp 2013, em Barcelona.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Foto: Paulo Spranger (Global/Imagens)

Fisco deteta erro em 10.000 declarações de IRS e exige devolução de 3,5 milhões

Foto: Paulo Spranger (Global/Imagens)

Fisco deteta erro em 10.000 declarações de IRS e exige devolução de 3,5 milhões

João Cadete de Matos, presidente da Anacom

Fotografia: Vítor Gordo/D.R.

Anacom “considera essencial” redução de preços no acesso à Internet

Outros conteúdos GMG
Skilleo: Onde a empresa certa encontra o candidato certo