empreendedorismo social

Social Value Generator. Negócios sociais com valor acrescentado

Fotografia: D.R.
Fotografia: D.R.

Ferramenta para fazedores de impacto social passa a estar disponível de forma pública através da internet e foi criada por três portugueses.

O ano novo começa com uma ferramenta para os fazedores que têm ou que estão a pensar em lançar uma startup de impacto social. A Social Value Generator passou a estar disponível ao público através da internet e pretende que estes negócios possam gerar valor acrescentado para a sociedade.

O Social Value Generator ajuda na “análise do problema social a resolver e a competitividade das soluções já existentes, na criação de propostas de alto valor para os beneficiários, e para todas as partes interessadas, no desenvolvimento de soluções para a criação de valor que sejam impactantes, sustentáveis e inovadoras e ainda no repensar de projetos, melhorando cada uma das áreas chave do modelo de negócio”.

Esta ferramenta, inspirada no manual Business Model Canvas, nasceu no Verão de 2015 pelas mãos de Inês Santos Silva (criadora do Startup Pirates em Portugal), de Carlos Azevedo (diretor executivo da IES – Social Business School) e ainda do empreendedor social Tiago Ferreira.

“Ao desenharmos o Social Value Generator não pretendemos simplesmente fazer pequenas alterações nas ferramentas existentes, mas sim perceber as particularidades dos negócios sociais e definir quais seriam as áreas essenciais para a construção de modelos de negócio de impacto”, justificam os criadores do manual.

Leia mais: SPEAK. Ensinar línguas e ter um impacto social em nove cidades diferentes

Os três fazedores lembram ainda que no empreendedorismo social “ao contrário de outros tipos de negócio, a identificação e análise do problema que queremos resolver e das suas causas é essencial”.

O manual para empreendedores sociais já permitiu testar e validar as ideias de impacto social de centenas de pessoas e organizações um pouco por toda a Europa. “Por termos percebido o valor que esta ferramenta tem, decidimos agora dá-la a conhecer de uma forma mais alargada e disponibilizá-la livremente a todos os que a quiserem usar”, referem os criadores da ferramenta numa publicação feita esta sexta-feira na plataforma Medium.

A partir de agora, este manual está disponível na internet e pode ser utilizado por qualquer pessoa.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
REUTERS/Pedro Nunes/File Photo

Programa de arrendamento acessível arranca a 1 de julho. Tudo o que deve saber

Fotografia: Pedro Rocha/Global Imagens

Governo questiona RTP sobre não transmissão de Jogos de Minsk

DHL Express Store2

DHL Express vai investir até 600 mil euros em rede de lojas pelo país

Outros conteúdos GMG
Social Value Generator. Negócios sociais com valor acrescentado