porto

Start & Scale: Dez sugestões para a semana de empreendedorismo do Porto

UnivPorto

Cidade Invicta vai contar com várias iniciativas para promover o desenvolvimento de novos negócios

Arranca no sábado, 27 de maio, a segunda edição da Start & Scale, a semana de empreendedorismo do Porto. Até 3 de junho, a cidade Invicta vai contar com várias iniciativas para promover o desenvolvimento de novos negócios, envolver os cidadãos e capacitá-los para que possam tirar partido do crescimento do ecossistema do Porto.

A semana Start & Scale é organizada pela ScaleUp Porto, entidade que está à ligada ao município liderado por Rui Moreira. Além das atividades de ruas, estão previstos vários eventos ao longo de todo a semana.

Estas são as nossas sugestões:

  1. 1. Aquecimento:
  2. Esta sexta-feira, a partir das 18h30, a empresa de software Mindera organiza uma festa no escritório da empresa, na rua de São Cristóvão. Promete um final de tarde com músicas e bebidas para celebrar a comunidade.

2. Cidade laboratório:

Locais emblemáticos da cidade com um olhar diferente. A ScaleUp Porto propõe uma redescoberta a estes sítios e propõe observar a cidade como um laboratório vivo. O ponto de encontro muda todos os dias: Reitoria da Universidade do Porto, Clérigos, Jardim das Virtudes, Ponte D. Luís, Palácio da Bolsa, estação de São Bento, Trindade e Porto Innovation Hub são as oito paragens.

3. Chicas Poderosas:

Descobrir de que forma o talento e a inovação podem ser postos ao serviço da humanidade. Estes são os objetivos da organização do evento Chicas Poderosas, que vai decorrer no Hard Club na segunda e na terça-feira. Haverá ainda um workshop de programação reservado para mulheres. As inscrições são gratuitas.

4. Portas abertas:

A 29 e 30 de maio, a Câmara Municipal do Porto e a Jscrambler, respetivamente, vão promover pequenos-almoços de portas abertas. Discutir a visão de cada uma destas entidades no ecossistema de empreendedorismo e inovação é o principal objetivo. Os dois eventos começam às 8h30.

5. Exposição:

Ao longo da semana Start & Scale, o Porto Innovation Hub vai ter uma exposição que demonstra o impacto da inovação na transformação da economia.

6. Ligação startups-grandes empresas:

Na quarta-feira, 31 de maio, vai decorrer, no Palácio da Bolsa, mais uma edição da Doing Business, uma ação para promover a ligação entre startups e grandes empresas, como NOS, Sonae, Bosch, José de Mello, CUF e Altice Labs.

7. Proteção de aplicações:

Numa altura em que a segurança informática está no topo da atualidade, o Palácio da Bolsa vai receber dia 31, às 14h30, a masterclass Secure Your Code“. Philippe De Ryck, especialista em segurança informática da Bélgica, é o orador de serviço.

8. Da Europa para o mundo:

Entre 31 de maio e 2 de junho, o Palácio da Bolsa recebe o evento Scale Up for Europe, que vai discutir como as empresas na Europa podem tornar-se competitivas a nível mundial e quais os desafios e vantagens das scaleups no ecossistema europeu de inovação.

9. Resolver problemas da cidade:

Durante 24 horas, a 2 e 3 de junho, o Porto vai transformar-se num laboratório vivo graças à maratona de programação Hackacity. A cidade Invicta vai ter programadores e data scientists a desenvolver aplicações com impacto para os cidadãos a partir dos dados fornecidos pela própria cidade. A iniciativa é realizada pela empresa 7Graus em conjunto com o município liderado por Rui Moreira.

10. Desenvolvimento de software:

A 3 de junho, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto recebe a conferência tecnológica Commit Porto, que vai reunir profissionais para resolver desafios na área de desenvolvimento de software.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Alberto Souto de Miranda
(Gerardo Santos / Global Imagens)

Governo. “Participar no capital” dos CTT é via “em aberto”

Congresso APDC

“Temos um responsável da regulação que não regula”

Congresso APDC

Governo. Banda larga deve fazer parte do serviço universal

Outros conteúdos GMG
Start & Scale: Dez sugestões para a semana de empreendedorismo do Porto