porto

Start & Scale: Dez sugestões para a semana de empreendedorismo do Porto

UnivPorto

Cidade Invicta vai contar com várias iniciativas para promover o desenvolvimento de novos negócios

Arranca no sábado, 27 de maio, a segunda edição da Start & Scale, a semana de empreendedorismo do Porto. Até 3 de junho, a cidade Invicta vai contar com várias iniciativas para promover o desenvolvimento de novos negócios, envolver os cidadãos e capacitá-los para que possam tirar partido do crescimento do ecossistema do Porto.

A semana Start & Scale é organizada pela ScaleUp Porto, entidade que está à ligada ao município liderado por Rui Moreira. Além das atividades de ruas, estão previstos vários eventos ao longo de todo a semana.

Estas são as nossas sugestões:

  1. 1. Aquecimento:
  2. Esta sexta-feira, a partir das 18h30, a empresa de software Mindera organiza uma festa no escritório da empresa, na rua de São Cristóvão. Promete um final de tarde com músicas e bebidas para celebrar a comunidade.

2. Cidade laboratório:

Locais emblemáticos da cidade com um olhar diferente. A ScaleUp Porto propõe uma redescoberta a estes sítios e propõe observar a cidade como um laboratório vivo. O ponto de encontro muda todos os dias: Reitoria da Universidade do Porto, Clérigos, Jardim das Virtudes, Ponte D. Luís, Palácio da Bolsa, estação de São Bento, Trindade e Porto Innovation Hub são as oito paragens.

3. Chicas Poderosas:

Descobrir de que forma o talento e a inovação podem ser postos ao serviço da humanidade. Estes são os objetivos da organização do evento Chicas Poderosas, que vai decorrer no Hard Club na segunda e na terça-feira. Haverá ainda um workshop de programação reservado para mulheres. As inscrições são gratuitas.

4. Portas abertas:

A 29 e 30 de maio, a Câmara Municipal do Porto e a Jscrambler, respetivamente, vão promover pequenos-almoços de portas abertas. Discutir a visão de cada uma destas entidades no ecossistema de empreendedorismo e inovação é o principal objetivo. Os dois eventos começam às 8h30.

5. Exposição:

Ao longo da semana Start & Scale, o Porto Innovation Hub vai ter uma exposição que demonstra o impacto da inovação na transformação da economia.

6. Ligação startups-grandes empresas:

Na quarta-feira, 31 de maio, vai decorrer, no Palácio da Bolsa, mais uma edição da Doing Business, uma ação para promover a ligação entre startups e grandes empresas, como NOS, Sonae, Bosch, José de Mello, CUF e Altice Labs.

7. Proteção de aplicações:

Numa altura em que a segurança informática está no topo da atualidade, o Palácio da Bolsa vai receber dia 31, às 14h30, a masterclass Secure Your Code“. Philippe De Ryck, especialista em segurança informática da Bélgica, é o orador de serviço.

8. Da Europa para o mundo:

Entre 31 de maio e 2 de junho, o Palácio da Bolsa recebe o evento Scale Up for Europe, que vai discutir como as empresas na Europa podem tornar-se competitivas a nível mundial e quais os desafios e vantagens das scaleups no ecossistema europeu de inovação.

9. Resolver problemas da cidade:

Durante 24 horas, a 2 e 3 de junho, o Porto vai transformar-se num laboratório vivo graças à maratona de programação Hackacity. A cidade Invicta vai ter programadores e data scientists a desenvolver aplicações com impacto para os cidadãos a partir dos dados fornecidos pela própria cidade. A iniciativa é realizada pela empresa 7Graus em conjunto com o município liderado por Rui Moreira.

10. Desenvolvimento de software:

A 3 de junho, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto recebe a conferência tecnológica Commit Porto, que vai reunir profissionais para resolver desafios na área de desenvolvimento de software.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O primeiro-ministro, António Costa (E), conversa com o ministro de Estado e das Finanças, João Leão (D), durante o debate e votação da proposta do orçamento suplementar para 2020, na Assembleia da República, em Lisboa, 17 de junho de 2020. MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Orçamento suplementar mantém despesa de 704 milhões de euros para bancos falidos

Jorge Moreira da Silva, ex-ministro do ambiente

(Orlando Almeida / Global Imagens)

Acordo PS-PSD. “Ninguém gosta de um planalto ideológico”

Mario Draghi, presidente do BCE. Fotografia: Reuters

Covid19. “Bazuca financeira tem de fazer mira à economia, desigualdades e clima”

Start & Scale: Dez sugestões para a semana de empreendedorismo do Porto