fazedores

Start & Scale: Porto mostra os seus fazedores à cidade e aos estrangeiros

Fotografia:  Pedro Granadeiro / Global Imagens
Fotografia: Pedro Granadeiro / Global Imagens

Semana de empreendedorismo da cidade Invicta vai mostrar o lado mais tecnológico do Porto e vai discutir o futuro do talento.

Entre 1 e 6 de abril, o Porto vai mostrar os seus fazedores à cidade e aos estrangeiros. Realiza-se a quarta edição da semana Start & Scale, a semana dedicada ao empreendedorismo da cidade Invicta e que vai contar com vários eventos dedicados à inovação e ao futuro do talento durante seis dias. As finais internacionais do ICPC, as ‘Olimpíadas da Programação’ são o principal destaque da semana Start & Scale de 2019.

“Queremos chamar públicos novos. Vamos tentar que haja maior participação da população da cidade, para que as pessoas conheçam melhor o trabalho das empresas tecnológicas que se instalaram no Porto”, assinala Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara do Porto, em declarações ao Dinheiro Vivo.

Os habitantes do Porto poderão assistir ao vivo às finais do ICPC, que vão decorrer na Alfândega do Porto entre 1 e 4 de abril e que vão reunir mais de 1200 pessoas, entre atuais e antigos participantes nesta competição. No mesmo espaço, serão realizadas as finais nacionais das Olimpíadas Nacionais de Programação e o ToPAS, torneio de programação para alunos do ensino secundário, em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Mas há mais: o Porto vai voltar a organizar mais uma edição da maratona de programação Hackacity. Esta iniciativa vai reunir a comunidade de analistas de dados da cidade para ajudar a resolver vários desafios a partir dos dados disponibilizados por várias entidades da cidade.

Filipe Araújo destaca os dois principais objetivos desta semana: “mostrar a força que o Porto tem como hub tecnológico, onde estão as melhores universidades, professores e alunos”; “queremos trabalhar no objetivo extremamente ambicioso de sermos competitivos e continuar a atrair talento. O Porto tem sido capaz de atrair empresas, tem sabido fazer crescer as empresas e tem noção de que está em competição global”.

Nesta semana também haverá espaço para o debate: logo no dia 1, segunda-feira, haverá uma discussão sobre as competências necessárias para o futuro da Indústria; no dia 3, quarta-feira, haverá um debate sobre o passado e futuro da cibersegurança; dia 5, sexta-feira, vai haver uma conferência sobre diversas experiências de investimento em empresas; dia 6, sábado, será discutido o papel das cidades no crescimento das empresas.

As startups do Porto também poderão aproveitar esta semana para aproximarem-se das empresas: dia 4, quinta-feira, vão decorrer várias reuniões e organizações de maior dimensão para explorar ligações; dia 6, durante a tarde, as novas empresas tecnológicas poderão receber mentoria individual no evento ScaleUp for Europe.

A semana Start & Scale é organizada pela ScaleUp Porto, a entidade responsável pela estratégia de empreendedorismo da cidade. Poderá consultar mais informações sobre evento através desta página.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O empresário Joe Berardo à chegada para a sua audição perante a II Comissão Parlamentar de Inquérito à Recapitalização da Caixa Geral de Depósitos e à Gestão do Banco, na Assembleia da República, em Lisboa, 10 de maio de 2019. ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Joe Berardo: “Tenho servido de bode expiatório”

Carlos Costa. Foto: JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

BdP vai divulgar relatório dos grandes devedores mas incompleto

O ministro das Finanças, Mário Centeno. Fotografia: José Sena Goulão/Lusa

Centeno assegura clarificação das dúvidas do BCE

Outros conteúdos GMG
Start & Scale: Porto mostra os seus fazedores à cidade e aos estrangeiros