fazedores

Start & Scale: Porto mostra os seus fazedores à cidade e aos estrangeiros

Edifício da Alfândega do Port será o principal recinto da edição de 2019 da semana Start & Scale de 2019. Fotografia:  Pedro Granadeiro / Global Imagens
Edifício da Alfândega do Port será o principal recinto da edição de 2019 da semana Start & Scale de 2019. Fotografia: Pedro Granadeiro / Global Imagens

Semana de empreendedorismo da cidade Invicta vai mostrar o lado mais tecnológico do Porto e vai discutir o futuro do talento.

Entre 1 e 6 de abril, o Porto vai mostrar os seus fazedores à cidade e aos estrangeiros. Realiza-se a quarta edição da semana Start & Scale, a semana dedicada ao empreendedorismo da cidade Invicta e que vai contar com vários eventos dedicados à inovação e ao futuro do talento durante seis dias. As finais internacionais do ICPC, as ‘Olimpíadas da Programação’ são o principal destaque da semana Start & Scale de 2019.

“Queremos chamar públicos novos. Vamos tentar que haja maior participação da população da cidade, para que as pessoas conheçam melhor o trabalho das empresas tecnológicas que se instalaram no Porto”, assinala Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara do Porto, em declarações ao Dinheiro Vivo.

Os habitantes do Porto poderão assistir ao vivo às finais do ICPC, que vão decorrer na Alfândega do Porto entre 1 e 4 de abril e que vão reunir mais de 1200 pessoas, entre atuais e antigos participantes nesta competição. No mesmo espaço, serão realizadas as finais nacionais das Olimpíadas Nacionais de Programação e o ToPAS, torneio de programação para alunos do ensino secundário, em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Mas há mais: o Porto vai voltar a organizar mais uma edição da maratona de programação Hackacity. Esta iniciativa vai reunir a comunidade de analistas de dados da cidade para ajudar a resolver vários desafios a partir dos dados disponibilizados por várias entidades da cidade.

Filipe Araújo destaca os dois principais objetivos desta semana: “mostrar a força que o Porto tem como hub tecnológico, onde estão as melhores universidades, professores e alunos”; “queremos trabalhar no objetivo extremamente ambicioso de sermos competitivos e continuar a atrair talento. O Porto tem sido capaz de atrair empresas, tem sabido fazer crescer as empresas e tem noção de que está em competição global”.

Nesta semana também haverá espaço para o debate: logo no dia 1, segunda-feira, haverá uma discussão sobre as competências necessárias para o futuro da Indústria; no dia 3, quarta-feira, haverá um debate sobre o passado e futuro da cibersegurança; dia 5, sexta-feira, vai haver uma conferência sobre diversas experiências de investimento em empresas; dia 6, sábado, será discutido o papel das cidades no crescimento das empresas.

As startups do Porto também poderão aproveitar esta semana para aproximarem-se das empresas: dia 4, quinta-feira, vão decorrer várias reuniões e organizações de maior dimensão para explorar ligações; dia 6, durante a tarde, as novas empresas tecnológicas poderão receber mentoria individual no evento ScaleUp for Europe.

A semana Start & Scale é organizada pela ScaleUp Porto, a entidade responsável pela estratégia de empreendedorismo da cidade. Poderá consultar mais informações sobre evento através desta página.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Carlos Costa, Governador do Banco de Portugal

BES: Processos contra Banco de Portugal caem para metade

O primeiro-ministro, António Costa, gesticula durante o debate quinzenal na Assembleia da República, em Lisboa, 19 de março de 2019. ANTÓNIO COTRIM/LUSA

António Costa: “Portugal vai continuar a crescer acima da média europeia”

Fotografia: MANUEL DE ALMEIDA/ LUSA

Rendas na energia: João Matos Fernandes encontrou “ambiente crispado”

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Start & Scale: Porto mostra os seus fazedores à cidade e aos estrangeiros