PRÉMIO JOVEM EMPREENDEDOR

Software para hospitais vence Prémio do Jovem Empreendedor

Startup UpHill vence Prémio Nacional do Jovem Empreendedor 2016 (DR)
Startup UpHill vence Prémio Nacional do Jovem Empreendedor 2016 (DR)

Fundada na Covilhã, a startup UpHill terá acesso a um financiamento de 50 mil euros pela Caixa Capital.

O Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto, encheu-se ontem à noite para a gala da entrega do Prémio Nacional do Jovem Empreendedor, presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A startup UpHill levou para casa o galardão, que é um dos mais antigos do país a premiar o empreendedorismo. Na cerimónia foi também distinguido com o prémio carreia Paulo Nunes de Almeida, presidente da Associação Empresarial de Portugal.

Para João Rafael Koehler, presidente da ANJE (Associação Nacional Jovem Empreendedor), promotora da iniciativa, Paulo Nunes Almeida “é um dos grandes responsáveis pela revitalização e modernização da indústria têxtil, quer enquanto empresário do setor, quer sobretudo enquanto presidente da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal”, referiu, em comunicado.

Leia aqui: G.Foundry e Tripaya vencem Startup Tour

Quanto à UpHill, a empresa, que resulta de um spinoff de um projeto desenvolvido na Universidade da Beira Interior, foi fundada na Covilhã por Luís Patrão, Duarte Sequeira e Eduardo Freire Rodrigues e desenvolve consultoria e software para melhorar os serviços de saúde nos hospitais. Umas das maiores inovações consiste num sistema para evitar erros clínicos, que é a terceira causa de morte nos Estados Unidos.

“A UpHill tem as características essenciais dos negócios da nova economia: conhecimento especializado, ligação à Academia, inovação, tecnologia, capital humano, escalabilidade e potencial de internacionalização”, reconheceu João Rafael Koehler.

“O setor da saúde apresenta grandes potencialidades de negócio em sociedades que prezam o bem-estar e têm tendência para o envelhecimento, como é o caso das sociedades ocidentais”, disse João Rafael Koehler.

Com esta distinção a UpHill recebe um prémio de 20 mil euros e tem acesso a um financiamento de 50 mil pela capital de risco Caixa Capital. Fica ainda automaticamente apurada para a final do prémio Caixa Empreender Award, onde estão em jogo 100 mil euros. A tudo isto somam-se os apoios atribuídos no âmbito do Prémio do Jovem Empreendedor, avaliados em 10 mil euros em serviços pelos parceiros da iniciativa.

Os quatro projetos finalistas para o galardão eram, para além da UpHill, a TOPAME, que otimiza o combustível utilizado nas embarcações piscatórias, a Pet Universal, uma aplicação mobile dirigida a médicos veterinários, e a Roundhouse, um marketplace para a comunidade surfista.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Miguel Pina Martins, CEO da Science4you.

(Nuno Pinto Fernandes/Global Imagens)

Science4you quer alargar prazo da oferta pública até fevereiro

Fotografia: DR

Trabalhadores dos impostos avançam para a greve

(Carlos Santos/Global Imagens)

Porto de Setúbal: Acordo garante fim da greve às horas extraordinárias

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Software para hospitais vence Prémio do Jovem Empreendedor