Startup em Lisboa que ajuda engenheiros com um milhão de investimento

Registada na Alemanha, a Valispace veio para Portugal e já conquistou clientes como a Airbus.

A Valispace está a desenvolver uma plataforma de colaboração e armazenamento de dados que pretende facilitar a vida dos engenheiros no desenvolvimento, por exemplo, de satélites e de foguetes. Registada na Alemanha, esta startup veio para Portugal e instalou-se na Startup Lisboa, onde já conta com uma equipa de cinco pessoas. A Valispace, depois de conquistar clientes como a Airbus, fechou uma ronda seed de investimento de um milhão de euros e vai reforçar os quadros na capital.

A operação contou com apenas um investidor, o fundo tecnológico Gründerfonds, que apoia startups tecnológicas com maior potencial e que já apoiou perto de 500 empresas desde 2005.

"Os ciclos da vida do produto mais curtos, maior inovação e pressões para reduzir custos são apenas alguns dos desafios que os engenheiros de hardware enfrentam diariamente. A Valispace pode atender a estas necessidades ao retirar-lhes a preocupação de executar tarefas administrativas e permitindo que foquem a sua produtividade e atenção em completar as tarefas mais técnicas", assinala Christian Ziach, responsável de investimento, citado em comunicado divulgado esta sexta-feira.

Esta startup instalada em Portugal facilita a vida dos engenheiros ao tratar de todos os documentos, manuais de utilizador, relatórios de testes e folhas de dados de produtos complexos como satélites, foguetes, drones, robots e instalações químicas. A plataforma "reduz os custos de engenharia em mais de 15%" e já conquistou clientes como a Airbus, a Gomspace e a Ripple Aerospace.

A ronda seed servirá para apostar em novos mercados, como bioengenharia, engenharia mecânica para fins especiais e o desenvolvimento de veículos comerciais.

Leia aqui: Berlim. Do desperdício faz-se a próxima capital europeia das startups

A Valispace vai reforçar ainda a equipa em Portugal, com a contratação de mais dois developers para Lisboa. As candidaturas podem ser feitas através desta página.

A empresa foi fundada em 2016 pelos engenheiros Marco Witzmann, Louise Lindblad e Simon Vanden Bussche.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de