Smartex

Startup portuguesa entra em programa de aceleração de moda internacional

Gilberto Loureiro e António Rocha são dois dos três fundadores da Smartex, startup de inteligência artificial que desenvolveu tecnologia para evitar erros na produção têxtil. 
(Fotografia: Rui Oliveira / Global Imagens)
Gilberto Loureiro e António Rocha são dois dos três fundadores da Smartex, startup de inteligência artificial que desenvolveu tecnologia para evitar erros na produção têxtil. (Fotografia: Rui Oliveira / Global Imagens)

Smartex foi escolhida para o programa de aceleração Fashion for Good - Plug and Play, que conta com apoio da Adidas, da C&A e do grupo Lafayette.

A Smartex foi a única startup portuguesa que entrou no mais recente lote do programa de aceleração de moda internacional Fashion for Good – Plug and Play. A startup que deteta defeitos nos fios de tecido através de inteligência artificial é uma das 12 empresas que juntaram-se à iniciativa que conta com o apoio de marcas como a Adidas, C&A, grupo Lafayette e da Zalando.

Criado em 2017, este programa de aceleração para a indústria da moda procura startups que respondam aos desafios da sustentabilidade, da economia circular e da transformação digital. A decorrer pela sexta vez, esta edição do Fashion for Good apostou em startups que estão a desenvolver, por exemplo, novas soluções de embalagens e dispositivos inteligentes, segundo a nota de imprensa divulgada na terça-feira.

Este programa de aceleração vai decorrer nos próximos três meses em Amesterdão e dará acesso a tickets de investimento entre 25 mil e 100 mil euros, próprio da primeira ronda de financiamento de sempre para uma startup. A Fashion for Good não fica com qualquer participação acionista junto das empresas selecionadas.

Incubada no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, a Smartex foi fundada por António Rocha, Gilberto Loureiro e Paulo Ribeiro e no início deste ano juntou-se ao programa de aceleração de hardware HAX, que passa pela China e pelos Estados Unidos.

Pode conhecer melhor a Smartex através deste texto – Smartex. Tecnologia para tecidos sem defeitos de fabrico.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
David Cameron, no Forum Económico Mundial 2020, em Davos. DR.

Davos. Os negócios, a política, o ambiente e os “do contra”

Ilustração: Vítor Higgs

Espanhóis e chineses na corrida para entrar no capital do EuroBic

Procurador-Geral da República de Angola, Hélder Pitta Grós (EPA/MARIO CRUZ)

PGR angolano afasta mais arguidos portugueses no caso Isabel dos Santos

Startup portuguesa entra em programa de aceleração de moda internacional