fazedores

TBee: A box controlada por gestos ou voz e que sabe tudo aquilo de que gosta

José Craveiro está no projeto da TBEE desde a apresentação do protótipo, em março de 2015.
Foto: Cristiano Silva / Global Imagens
José Craveiro está no projeto da TBEE desde a apresentação do protótipo, em março de 2015. Foto: Cristiano Silva / Global Imagens

Idealizada e inteiramente financiada por empresário do Norte, a consola premiada em Las Vegas chega às lojas no Natal.

Capaz de fazer ver às box multimédia da Apple, Google e da Amazon, a bracarense TBee é o novo gadget indispensável lá para casa que transforma o televisor numa consola de jogos, num ecrã de videoconferência, num browser de computador, num reprodutor de vídeo e de música e ainda ajuda a monitorizar a saúde do utilizador.

O lançamento oficial tem poucas semanas e o preço ainda é promocional (179,90€ para Portugal), devendo a TBee chegar às lojas durante o próximo mês. Worten, CTT e lojas de telecomunicações serão os pontos de venda iniciais.

TBee lançada no mercado nacional com preço promocional. Foto: Cristiano Silva / Global Imagens

TBee lançada no mercado nacional com preço promocional. Foto: Cristiano Silva / Global Imagens

O primeiro protótipo do produto, cujo desenvolvimento custou cerca de meio milhão de euros, foi apresentado em Las Vegas, onde conquistou o CES 2014 Innovations Design and Engineering Awards, provando que está à altura de concorrer internacionalmente.

“A integração dos gestos nos comandos da box é o que mais surpreende o público e será também o mais difícil de ser imitado pela concorrência [chinesa]”, explica José Craveiro, diretor da Quidbox.

A empresa que desenvolveu a TBee é uma spin off da Portlane, uma empresa de instalação de redes de fibra ótica e de sistemas de portagens do empresário bracarense Paulo Silva, cuja tecnologia de gravação e identificação de matrículas foi adaptada às necessidades da box.

É assim que, graças à câmara incorporada na box, o utilizador pode recorrer a gestos para percorrer menus no televisor, jogar com movimentos do corpo e, no futuro, fazer algo mais inovador e surpreendente que ainda está no “segredo do negócio”, mas que poderá amplificar exponencialmente o valor da tecnologia bracarense.

Ler notícias, ver televisão, jogar jogos ou falar com a família através de Skype são algumas possibilidades. Foto: Cristiano Silva / Global Imagens

Ler notícias, ver televisão, jogar jogos ou falar com a família através de Skype são algumas possibilidades. Foto: Cristiano Silva / Global Imagens

Com funcionamento por wi-fi e carregamento via USB, o comando da box inclui teclado e permite o controlo ou pesquisa por voz. A box pode ainda comunicar com smartphones para transmitir conteúdos, como fotos, música ou uma apresentação de trabalho.

A Marktest já está a utilizar um modelo desta box nos testes de audiências, visto que permite configurar perfis de utilizador, interesses de cada um e monitorização dos conteúdos. Por exemplo, tendo definido como interesse “automóveis”, ao ligar a box o utilizador será informado dos conteúdos com o marcador “automóveis” que passaram nos canais definidos e na internet.

Visto que a box funciona ligada à box do operador de televisão e/ou através da internet, permitindo aceder a conteúdos livres na web, pode ser utilizada em complemento dos canais tradicionais para aceder a canais internacionais, por exemplo. “Não queremos substituir nenhum serviço dos operadores, nem viemos tirar o lugar de ninguém, mas de facto a internet tem imensos canais de televisão livres e o que a box faz é dar acesso fácil a quem tiver a box”, explica Craveiro.

“No futuro, queremos ser distribuidores de conteúdos, sendo a box apenas uma ferramenta para atingir várias possibilidades”, refere José Craveiro, apontando que “a Amazon ou a Netflix teriam vantagens em distribuir conteúdo” através deste equipamento português, mas também os clubes de vídeo dos operadores seriam mais intuitivos através da TBee.

A internacionalização já está em curso, com os primeiros distribuidores já definidos na Holanda e na Alemanha. O objetivo é vender 10 mil unidades em 2017, só em Portugal.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Casas em leilão

Selo sobre venda de casas deu num ano mais 50 milhões de euros ao Estado

Former U.N. chief Kofi Annan addresses an advisory commission in Sittwe, Myanmar, September 6, 2016. REUTERS/Wa Lone

Kofi Annan: O diplomata premiado pela defesa da paz

Carlos Saturnino, Sonangol.

( Filipa Bernardo/ Global Imagens )

Sonangol vai manter posições na Galp e no BCP

Outros conteúdos GMG
TBee: A box controlada por gestos ou voz e que sabe tudo aquilo de que gosta