Inovação Alimentar

Tété aposta na diferença e lança iogurte de leite de cabra

Cristina Amaro e João Amaro, da Tété. D.R.
Cristina Amaro e João Amaro, da Tété. D.R.

A Tété, empresa do sector dos produtos lácteos, acaba de lançar um novo produto, na gama dos iogurtes. O iogurte de cabra.

A procura por novos produtos alimentares, cada vez mais diferenciados, enriquecidos, é a nova tendência do mercado, e a tal não ficam alheios os produtos lácteos. Para dar resposta à novas exigências dos consumidores a Tété, empresa do sector da produção e comercialização de produtos lácteos, lançou agora no mercado o iogurte de leite de cabra.

“O iogurte de cabra é um produto que a Tété já tinha na ‘gaveta’ há alguns anos, mas cujo seu lançamento tinha vindo a adiar. Como em todos os produtos que lançamos, quisemos ir mais longe e conceber algo com mais valor acrescentado do que o mercado tem para oferecer e que esteja mais alinhado com as atuais tendências de consumo”, afirma João Amaro, Diretor Geral da Tété.

Este novo produto “resulta de um longo e intenso trabalho de I&D em cooperação com duas entidades do sistema científico nacional e cujo produto final muito nos orgulha. Os maiores desafios na conceção da receita ideal prenderam-se com a textura e sabor”, refere.

Salientando que “esta é mais uma aposta no investimento e aproximação às entidades do sistema científico nacional, universidades, na transferência de conhecimento, estando já a empresa envolvida noutros projetos de I&D,”.

João Amaral lembra que a Tété trabalha com os três tipos de leite, “mas temos notado um aumento da procura de produtos com leite de cabra, por ser o que tem um nível nutricional mais próximo do leite materno e por ser de mais fácil digestão, e mesmo com lactose é mais tolerado que os restantes”.

E desta necessidade de mercado surge o iogurte de leite de cabra, de aroma natural, com poucas calorias, sem lactose, baixo em gordura e sem adição de açúcar, mas nutricionalmente rico, nomeadamente em proteína, cálcio e vitamina B6.

Iogurte de leite de cabra. D.R.

Iogurte de leite de cabra. D.R.

Esta novidade “vem reforçar a estratégia da Tété no que diz respeito à criação de novos produtos com grande valor acrescentado e com maior propensão à exportação”, diz João Amaral, adiantando que a empresa prevê para breve o lançamento de iogurtes com fruta.

Na globalidade este projeto implicará um investimento na ordem dos 250 mil euros. Os iogurtes da Tété podem ser encontrados no pequeno retalho, canal HORECA, e a empresa está agora em fase de negociação com a grande distribuição.

A Tété

No mercado desde 1960, a Tété, fundada pela avó dos atuais sócios, como uma pequena empresa que trabalhava apenas com leite de vaca da região saloia, “foi crescendo e está agora na terceira geração da família”, afirma João Amaro. Em 1985 iniciou uma produção mais industrializada, com a diversificação de queijos frescos e deu início à produção de requeijão e, posteriormente, à de queijos curados.

Atualmente, a Tété é administrada pela terceira geração da família Amaro (com uma idade média de 36 anos) e emprega de forma direta e indireta mais de 100 pessoas. A empresa pretende evoluir tecnicamente de forma a garantir a qualidade e a segurança dos seus produtos e, assim, continuar a ser uma referência no sector agroalimentar.

Em 2016 a empresa registou resultados acima dos três milhões de euros, e para este ano a perspetiva é ultrapassar os quatro milhões de euros.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Jogo Online é regulado desde 2015

Jogo Online atrai 100 mil novos apostadores a cada trimestre

Jogo Online é regulado desde 2015

Jogo Online atrai 100 mil novos apostadores a cada trimestre

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, à chegada para uma audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para apresentação da lista de nomes propostos para secretários de Estado do XXII Governo Constitucional, no Palácio de Belém, em Lisboa, 21 de outubro de 2019. RODRIGO ANTUNES/LUSA

Conheça os secretários de Estado do novo Governo

Outros conteúdos GMG
Tété aposta na diferença e lança iogurte de leite de cabra