fazedores

Três startups portuguesas disputam troféu da Organização Mundial do Turismo

coronavirus turismo turistas
Turistas em Lisboa. fotografia: Orlando Almeida/Global Imagens

HiJiffy, LUGGit e Live Electric Tours são as três startups nomeadas na segunda edição dos prémios mundiais de turismo. Portugal já garantiu um troféu.

Três startups portuguesas vão disputar o troféu da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas. Estas empresas foram selecionadas entre quase 5000 candidaturas, de 150 países, na competição promovida em parceria com o grupo turístico espanhol Globalia. Portugal foi um dos países que mais apresentaram candidaturas.

Live Electric Tours, HiJiffy e LUGGit foram as startups selecionadas para a final desta competição, que será disputada em Madrid no dia 20 de janeiro, na véspera da feira de turismo FITUR. Há um total de sete categorias a concurso e Portugal já garantiu pelo menos um prémio: só as soluções portuguesas é que estão representadas na categoria de inovação.

A Live Electric Tours está nomeada na categoria de sustentabilidade por gerir um serviço de aluguer de pequenos carros elétricos nas cidades de Lisboa, Porto e Évora. As viagens pelas cidades podem ser partilhadas com os amigos em direto porque em cada veículo há uma câmara instalada no tejadilho, um monitor junto ao painel de instrumentos e um microfone incorporado. Esta startup foi considerada a melhor da Europa na indústria do turismo em 2018.

A HiJiffy e a LUGGit partilham a nomeação na categoria de inovação social, que é apresentada pelo Turismo de Portugal. A HiJiffy desenvolveu uma plataforma de serviço de quartos através do Facebook Messenger. A LUGGit criou um serviço em que toma conta das malas dos turistas em armazéns e coloca as mesmas no local e hora requisitados pelo utilizadores através de uma aplicação móvel.

Na primeira edição do concurso, o Turismo de Portugal, em parceria com a Portugal Ventures, investiram 300 mil euros em três startups estrangeiras para desenvolverem as suas ideias no centro de inovação do turismo, na Covilhã.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações à comunicação social após a sessão de apresentação sobre a “Situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal”, realizada no Infarmed, em Lisboa, 24 de março de 2020. RODRIGO ANTUNES/LUSA

“Impõe-se manter as medidas de contenção”, diz Marcelo

Foto: DR

Eletricidade. Fatura das famílias pode sofrer agravamento de quase 70%

Aviao TAP

Oficial: TAP avança para lay-off de 90% dos trabalhadores

Três startups portuguesas disputam troféu da Organização Mundial do Turismo