digital

Aqui são os lisboetas que levam os turistas a fazer surf ou ao jogo do Benfica

Inscrever experiências na trip4real é grátis, mas há uma comissão por cada experiência vendida
Inscrever experiências na trip4real é grátis, mas há uma comissão por cada experiência vendida

Imagine que transformava a ida de domingo ao jogo de futebol num micro negócio. Conheça a Trip4Real.

“O trip4real é uma plataforma online que permite viajar através dos olhos de um local. Fomenta o intercâmbio cultural fazendo de cada viagem uma experiência única”, explicou Gloria Molins ao Dinheiro Vivo. E além disso, ainda permite – e estimula – “a criação de novos micro empreendedores já que, qualquer pessoa com um hobby ou uma paixão tem a oportunidade de partilhá-la com os viajantes em forma de atividade e em troca receber uma remuneração económica”.

“Os nossos locais são uma mistura de apaixonados por um hobby e profissionais ao mesmo tempo, o que torna as nossas atividades bastante distintas”, acrescenta ainda a espanhola Gloria Molins que, no início de 2013 fundou o trip4real e, em dois anos, cresceu 400% em vendas, passou de quatro para 16 funcionários, angariou mais de 3500 atividades – ou experiências – de mais de 3000 locais e já foi usado por mais de 20 mil viajantes.

Gloria não gosta do termo turista. Prefere viajante. Aliás, o slogan do trip4real é “Sou um viajante, não um turista”. Porque ela andou cinco anos a viajar pelo mundo e a viver e a trabalhar em várias cidades e apercebeu-se que, as melhores experiências e a melhor forma de conhecer as cidades e os países é através de passeios com quem lá vive. Esta foi a génese do trip4real.

Começou em Barcelona, onde Gloria vive hoje, depois partiu para outras cidades espanholas e desde janeiro que está disponível na Grande Lisboa que, na prática, serve apenas de ponto de partida para o resto do país, dado que já experiências em Sintra, Cascais, Setúbal ou Algarve.

“Lisboa tem todo o glamour de uma grande cidade europeia e o número de turistas continua a aumentar. Além disso, consideramos que o mercado português acredita na economia partilhada e apoia os micro empreendedores. Por isso mesmo acreditamos que muitos moradores em Lisboa vão querer fazer parte da nossa plataforma como guias e adquirir um rendimento extra“, disse.

No total, a trip4real de Lisboa conta já 140 experiências de 125 locais e sim, já alguém se lembrou da ida a um jogo de futebol com um adepto, neste caso do Benfica. Custa 50 euros e inclui a entrada no jogo e uma cerveja. Mas não há em problema em repetir experiências, desde que cada uma delas tenha um aspeto diferenciador, como acontece em algumas das atividades já disponíveis na plataforma.

“Assistir a um jogo do Benfica com um adepto é, exatamente, o género de experiências que pretendemos apresentar”, comentou Gloria Molins.

Mas há tantas mais e todas tão diferentes. Como uma tour no elétrico 28, uma visita a um mercado tradicional com dois chefs, um passeio de barco no Tejo, uma tarde de desporto em Monsanto e surf com um local.

Inscrição das experiências não se paga

Basta ir ao site www.trip4real.com, fazer scroll, escolher a opção “List your tour/activity” (liste a sua tour/atividade) e preencher o formulário com os dados da experiência, incluindo o preço, o que inclui, para quantas pessoas é e/ou o ponto de encontro. A actividade é depois sujeita a aprovação da equipa da trip4real em Barcelona, que avalia a relação qualidade, autenticidade e preço.

“Não há um preço máximo, mas se a equipa perceber que o preço é muito alto ou muito baixo para a experiência aconselhamos a ajustá-lo”, explicou Gloria Molins.

A inscrição é gratuita, mas a trip4real cobra uma comissão de 14,5% (+ IVA) sobre cada experiência, ou seja, quando o local estiver a diferir os preços da atividade a inscrever tem de pensar que será deduzida essa comissão ao valor final que é pago pelo viajante e que apenas o restantes é que pagamento.

A partir do momento em que a experiência está online qualquer turista ou viajante que aceda à plataforma pode comprá-la e para isso basta escolher a cidade que está a visitar, escolher a actividade que quer e pagar. É tão simples quanto isso.

Chef catalão Ferran Adriá é um dos investidores

O ano passado foi de crescimento para a trip4real, mas também de reconhecimento do mercado e dos investidores. A startup de Gloria Molins recebeu um investimento de um milhão de euros e entre os investidores está o chef catalão Ferran Adriá, um dos maiores chef de cozinha do mundo e dono do El Bulli, na cidade de Rosas, na Catalunha, um restaurante que já foi considerado o melhor do mundo.

Outro dos investidores é Tony Segarra, fundador e director criativo da agência de publicidade *S,C,P,F Barcelona.

Além disso, estabeleceram parcerias com a Airbnb, Friendly Rentals e Splendia.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
REUTERS/Pedro Nunes/File Photo

Programa de arrendamento acessível arranca a 1 de julho. Tudo o que deve saber

O presidente do Concelho de Administração do banco BPI, Pablo Forero. TIAGO PETINGA/LUSA

Moody’s baixa rating do BPI para lixo

DHL Express Store2

DHL Express vai investir até 600 mil euros em rede de lojas pelo país

Outros conteúdos GMG
Aqui são os lisboetas que levam os turistas a fazer surf ou ao jogo do Benfica