digital

Aqui são os lisboetas que levam os turistas a fazer surf ou ao jogo do Benfica

Inscrever experiências na trip4real é grátis, mas há uma comissão por cada experiência vendida
Inscrever experiências na trip4real é grátis, mas há uma comissão por cada experiência vendida

Imagine que transformava a ida de domingo ao jogo de futebol num micro negócio. Conheça a Trip4Real.

“O trip4real é uma plataforma online que permite viajar através dos olhos de um local. Fomenta o intercâmbio cultural fazendo de cada viagem uma experiência única”, explicou Gloria Molins ao Dinheiro Vivo. E além disso, ainda permite – e estimula – “a criação de novos micro empreendedores já que, qualquer pessoa com um hobby ou uma paixão tem a oportunidade de partilhá-la com os viajantes em forma de atividade e em troca receber uma remuneração económica”.

“Os nossos locais são uma mistura de apaixonados por um hobby e profissionais ao mesmo tempo, o que torna as nossas atividades bastante distintas”, acrescenta ainda a espanhola Gloria Molins que, no início de 2013 fundou o trip4real e, em dois anos, cresceu 400% em vendas, passou de quatro para 16 funcionários, angariou mais de 3500 atividades – ou experiências – de mais de 3000 locais e já foi usado por mais de 20 mil viajantes.

Gloria não gosta do termo turista. Prefere viajante. Aliás, o slogan do trip4real é “Sou um viajante, não um turista”. Porque ela andou cinco anos a viajar pelo mundo e a viver e a trabalhar em várias cidades e apercebeu-se que, as melhores experiências e a melhor forma de conhecer as cidades e os países é através de passeios com quem lá vive. Esta foi a génese do trip4real.

Começou em Barcelona, onde Gloria vive hoje, depois partiu para outras cidades espanholas e desde janeiro que está disponível na Grande Lisboa que, na prática, serve apenas de ponto de partida para o resto do país, dado que já experiências em Sintra, Cascais, Setúbal ou Algarve.

“Lisboa tem todo o glamour de uma grande cidade europeia e o número de turistas continua a aumentar. Além disso, consideramos que o mercado português acredita na economia partilhada e apoia os micro empreendedores. Por isso mesmo acreditamos que muitos moradores em Lisboa vão querer fazer parte da nossa plataforma como guias e adquirir um rendimento extra“, disse.

No total, a trip4real de Lisboa conta já 140 experiências de 125 locais e sim, já alguém se lembrou da ida a um jogo de futebol com um adepto, neste caso do Benfica. Custa 50 euros e inclui a entrada no jogo e uma cerveja. Mas não há em problema em repetir experiências, desde que cada uma delas tenha um aspeto diferenciador, como acontece em algumas das atividades já disponíveis na plataforma.

“Assistir a um jogo do Benfica com um adepto é, exatamente, o género de experiências que pretendemos apresentar”, comentou Gloria Molins.

Mas há tantas mais e todas tão diferentes. Como uma tour no elétrico 28, uma visita a um mercado tradicional com dois chefs, um passeio de barco no Tejo, uma tarde de desporto em Monsanto e surf com um local.

Inscrição das experiências não se paga

Basta ir ao site www.trip4real.com, fazer scroll, escolher a opção “List your tour/activity” (liste a sua tour/atividade) e preencher o formulário com os dados da experiência, incluindo o preço, o que inclui, para quantas pessoas é e/ou o ponto de encontro. A actividade é depois sujeita a aprovação da equipa da trip4real em Barcelona, que avalia a relação qualidade, autenticidade e preço.

“Não há um preço máximo, mas se a equipa perceber que o preço é muito alto ou muito baixo para a experiência aconselhamos a ajustá-lo”, explicou Gloria Molins.

A inscrição é gratuita, mas a trip4real cobra uma comissão de 14,5% (+ IVA) sobre cada experiência, ou seja, quando o local estiver a diferir os preços da atividade a inscrever tem de pensar que será deduzida essa comissão ao valor final que é pago pelo viajante e que apenas o restantes é que pagamento.

A partir do momento em que a experiência está online qualquer turista ou viajante que aceda à plataforma pode comprá-la e para isso basta escolher a cidade que está a visitar, escolher a actividade que quer e pagar. É tão simples quanto isso.

Chef catalão Ferran Adriá é um dos investidores

O ano passado foi de crescimento para a trip4real, mas também de reconhecimento do mercado e dos investidores. A startup de Gloria Molins recebeu um investimento de um milhão de euros e entre os investidores está o chef catalão Ferran Adriá, um dos maiores chef de cozinha do mundo e dono do El Bulli, na cidade de Rosas, na Catalunha, um restaurante que já foi considerado o melhor do mundo.

Outro dos investidores é Tony Segarra, fundador e director criativo da agência de publicidade *S,C,P,F Barcelona.

Além disso, estabeleceram parcerias com a Airbnb, Friendly Rentals e Splendia.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Remessas de emigrantes voltam a disparar. Crescem 12,5% até julho

Remessas de emigrantes voltam a disparar. Crescem 12,5% até julho

O secretário Geral do Partido Socialista, António Costa (C) acompanhado pelo cabeça de lista do PS às eleições Europeias, Pedro Marques (E) e pelo Socialista Mário Centeno (D) num jantar comício em Setúbal no âmbito da campanha para as Eleições Europeias 2019. 22 de maio de 2019. MIGUEL A. LOPES/LUSA

Centeno aponta margem de 200 milhões para aumentos na Função Pública

O ministro das Finanças, Mário Centeno, discursa na  Convenção Nacional do PS a decorrer no Pavilhão Carlos Lopes, Lisboa, 20 de julho de 2019.  O Partido Socialista apresenta as suas propostas para as eleições legislativas de outubro, como conclusão das sessões organizadas sob o lema "Porque #TodosDecidem". MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Centeno. “No programa do BE passamos do fazer acontecer para fazer desaparecer”

Outros conteúdos GMG
Aqui são os lisboetas que levam os turistas a fazer surf ou ao jogo do Benfica