Unrule. Esta marca não tem regras, mas tem T-shirts

ng3120048

As Tweeshirts e a DOG - Startups Best Friend são outros dos projetos que João Geada quer dar vida sob a marca Unrule

Unrule é um alter ego que é também uma marca. Confusos?

O dono do alter ego e o criador da marca, o publicitário João Geada, explica. “O trabalho de criativo em Portugal está
demasiado castrado para me dar gozo, por isso decidi criar um alter ego,
que é também uma marca, onde pretendo fazer
tudo o que me der na gana para exorcizar a falta de liberdade para fazer
marketing e criatividade como acredito que deve ser feita”.

A assinatura, Unrule – breaking one little rule at a time” (a quebrar uma pequena regra de cada vez), diz tudo sobre o conceito que norteia o projeto, sintetiza o criativo que, recentemente, fundou a agência Zémaria.

Leia também: João Geada diz até já à Lalaland e abre zémaria

Os primeiros produtos da Unrule são as T-Shirts Takeiteasy. A ideia para as t-shirts surgiu de um convite da loja Mona, criada pelo também publicitário Nuno Cardoso (co-fundador da agência Nossa), para criar uma peça na loja, explica João Geada.

Leia ainda: A loja dos piaçabas que subiram na vida

A inspiração para as t-shirts surgiram da própria necessidade que o criativo sentia de libertar os bolsos de “tralha”. “Gosto de usar as ideias
para resolver problemas e, como sou daquelas pessoas que gosta de andar sem
carteira, com os bolsos cheios de tralha e odeio aquelas cenas para
colocar o iPhone quando corremos, criei as t-shirts Takeiteasy, que são
apenas a combinação de uma t-shirt com aplicações
de velcro que permitem levar pequenos objectos na própria t-shirt”, descreve João Geada.

Das t-shirts hobby ao negócio foi um salto. Em dois dias, Geada escolheu o nome, criou o logótipo, produziu um site (Unrule.us) e não quer ficar por aqui. “Agora que tenho a plataforma básica montada vou começar
a experimentar marketar as takeiteasy e outras ideias que vá
tendo”, revela.

Saiba mais aqui

Em comercialização estão apenas, até agora, as Takeiteasys classic (à venda na Mona e no site Unrule). Mas na calha está o desenvolvimento de novos designs, combinando estampagem com aplicações de velcro. Tudo dependerá da recetividade que o produto obter junto do público. As ideias só passarão à realidade com o “próprio dinheiro gerado das vendas do primeiro modelo ou dos
eventuais crowdfundings a que concorri”, frisa João Geada. “O desafio também é fazer tudo da forma mais livre possível e isso significa também não ter sócios ou investidores directos, é uma aliança entre a arte e o capital”, acrescenta.

Além de novos modelos para as Takeiteasy, João Geada quer avançar com as Tweeshirts e a DOG – Startups Best Friend.

A rede de microbloging ajudou a inspirar a ideia para a Tweeshirts. Estas são t-shirts com tweets impressos, “mas com uma dinâmica de criação e divulgação muito engraçadas”, promete João Geada. “Vamos desafiar os utilizadores do Twitter a fazer tweets dignos de ser “imortalizados” em T-shirts bastando fazerem-nos com a hashtag #tweeshirts”, diz. “Depois são os próprios utilizadores que escolhem quais serão produzidas pelo número de favoritos e retweets”. A ideia não se fica por aqui. As t-shirts com os tweets impressos são postas à venda online e os seus criadores recebem um euro por cada camisola vendida. Ou seja, “tornam-se eles próprios os interessados em vender, usando as suas redes sociais para fazerem naturalmente a divulgação dos produtos”, sintetiza.

Já a outra ideia na calha, a DOG – Startups Best Friend, é um serviço para as startups com os pés bem firmes no atual momento da economia. “As startups vieram para ficar e embora 90% fracassem, há 10% que se tornam verdadeiros casos de sucesso. O problema é que não tem normalmente dinheiro no inicio da atividade, o que as obriga a fazer projectos de identidade e comunicação fraquinhos”, diz.

“A DOG aceita candidaturas destas empresas para fazer o projecto de identidade como deve ser, sendo remunerada com uma percentagem nas vendas, apenas depois de elas acontecerem, ou seja, torna-se parceira das startups escolhidas, daí o nome”, acrescenta.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Foto: JOAO RELVAS / LUSA

Desemprego registado volta a crescer em agosto, supera 409 mil inscrições

Fotografia: Fábio Poço/Global Imagens

AL perdeu quase 3000 casas em Lisboa e Porto. Oferta para arrendar cresce

Manuel Heitor, ministro do Ensino Superior.
(PAULO SPRANGER/Global Imagens)

Alunos vão pagar até 285 euros para ficar em hotéis e alojamento local

Unrule. Esta marca não tem regras, mas tem T-shirts