Universidades

Veniam uma das 15 melhores do mundo na indústria de wireless

João Barros, fundador e CEO da Veniam
João Barros, fundador e CEO da Veniam

A empresa portuguesa Veniam, que utiliza tecnologia portuguesa para criar a "internet em movimento" ("internet of moving things") foi considerada uma das 15 melhores empresas na indústria wireless, pela FierceWireless.

A publicação americana FierceWireless, que avalia anualmente centenas de empresas na indústria wireless, selecionou a portuguesa Veniam entre as 15 melhores empresas de 2015. A tecnologia utilizada pela Veniam, o serviço prestado e o forte potencial de crescimento valeram à startup esta distinção.

Leia também: Veniam. A caminho de uma rede wireless mundial em movimento.

A FierceWireless avalia e seleciona as empresas do setor, com sede nos Estados Unidos, tendo em conta a tecnologia, produtos e serviços que desenvolvem, os seus planos de negócios e visão mas, sobretudo, o seu potencial para mudar a indústria wireless. “A rede veicular desenvolvida pela Veniam elevou o conceito de veículos interligados a um outro nível”, admitiu Phil Goldstein, editor do FierceWireless. “A tecnologia e dispositivos utilizados pela empresa permitem recolher dados urbanos que podem representar novas oportunidades para as cidades do futuro. Estou ansioso por ver onde a empresa poderá chegar com o conceito da internet em movimento”, acrescentou o editor.

Para João Barros, fundador e CEO da Veniam, “é uma honra ser selecionada pela FierceWireless pela inovação que a nossa plataforma tecnológica trouxe para o mercado. Desde o início, a nossa visão tem sido a de trazer mobilidade ao Wi-Fi, colocar todos os veículos em rede e oferecer acesso à Internet a custo acessível para o maior número de pessoas possível. Este reconhecimento é o verdadeiro reflexo da dedicação da nossa equipa em tornar o nosso sonho de criar uma rede mundial de internet em movimento uma realidade”.

A Veniam utiliza a conetividade entre veículos, objetos móveis e utilizadores finais para ampliar a cobertura de rede Wi-Fi, a custos reduzidos. Implanta redes veiculares nas cidades que transformam carros, autocarros ou camiões em hotspots (pontos de acesso) Wi-Fi em movimento.

Criada em Portugal, a Veniam recebeu no início deste ano um investimento de 4,9 milhões de dólares (cerca de 3,9 milhões de euros) de um consórcio liderado pela empresa americana de capital de risco, True Ventures, com a participação da Union Square Ventures, Cane Investments e investidores privados, para acelerar o processo de implantação de redes veiculares em várias cidades dos Estados Unidos.

Em 2014, esta startup de base tecnológica criou, no Porto, a maior rede veicular do mundo, com a ligação entre mais de 400 autocarros da cidade, permitindo o acesso à rede WiFi a cerca de 60 mil pessoas por mês.

Esta startup foi criada em 2012 por João Barros e Susana Sargento, docentes das Universidades do Porto e de Aveiro, respetivamente. Roy Russell e Robin Chase, fundadora e ex-CEO da Zipcar, a maior empresa de car-sharing do mundo, são também co-fundadores da empresa. Desde Agosto de 2014, a Veniam tem sede em Mountain View, Califórnia, e laboratórios de desenvolvimento em Aveiro (IEUA) e no Porto (UPTEC).

As empresas que integram a lista “Fierce 15” foram avaliadas e selecionadas por uma equipa da FierceWireless composta pelos editores Sue Marek, Mike Dano e Phil Goldstein. A lista completa de empresas vencedoras pode ser vista aqui

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

Veniam uma das 15 melhores do mundo na indústria de wireless