fazedores

Xhockware. A caixa do supermercado é o seu smartphone

João Rodrigues diz que o principal factor de insatisfação dos clientes é o tempo de espera, que está normalmente no top 5 das reclamações.
João Rodrigues diz que o principal factor de insatisfação dos clientes é o tempo de espera, que está normalmente no top 5 das reclamações.

Querem mudar a rotina das compras e criaram uma aplicação para reduzir o tempo que os clientes passam nos supermercados. A ideia? Registar os produtos comprados no próprio smartphone e usar a caixa apenas para o pagamento. Prometem reduzir a experiência a um terço do tempo

Na caixa do supermercado há, além do ecrã tátil, uma pequena caixa preta que permite ao cliente transferir a informação da aplicação para o software de faturação. A conta é paga poucos segundos depois. Desde que entrou no supermercado até ao momento em que pagou a conta e saiu, o utilizador da YouBeep demorou menos dois terços do tempo do que um cliente normal, nesse supermercado.

Melhorar a experiência de compra e agilizá-la – recorrendo a uma aplicação portuguesa instalada no smartphone – foi o principal objetivo da Xhockware para o desenvolvimento da aplicação, lançada no início deste ano.

“Foi pensada para ajudar as pessoas durante o processo de compra. Num espaço de retalho alimentar, o principal fator de insatisfação dos clientes é o tempo de espera, que está normalmente no top 5 das reclamações. É também um problema sério para o retalhista porque tem impacto na satisfação do cliente e nas operações, já que constitui uma fonte de custos associados à passagem mais rápida das pessoas nas caixas ou ao abandono das compras antes do pagamento”, esclarece João Rodrigues, 39 anos, cofundador da startup.

Durante um ano, juntamente com o também engenheiro eletrotécnico João Névoa, 34, investiu 50 mil euros e desenvolveu a tecnologia por trás da solução de compra, uma autêntica “mudança de paradigma na experiência de compra no supermercado”, esclarece. A etapa seguinte foi convencerem dois VC, a Portugal Ventures e a Busy Angels, a investir na ideia de negócio para, finalmente, começarem à procura de clientes.

“Tínhamos a noção de que os meios financeiros de que precisávamos para assegurar o processo estavam fora do nosso alcance. Se não conseguíssemos ter capital de risco não avançaríamos com o projeto. Desenvolvemos o protótipo, investimos quase um ano de manpower e compra de equipamento para criar o protótipo e validar o negócio”, recorda João Rodrigues. O Continente foi o primeiro a conhecer o projeto mas foi o Lidl que arriscou o piloto de estreia, a 26 de janeiro deste ano. Seguiu-se o Pingo Doce, no início de março, num total de cinco lojas divididas pelas duas cadeias de supermercados em Lisboa, Porto, Cascais e Torres Vedras.

“Estamos no impasse da estratégia da empresa que passa por mudar os hábitos do cliente. O nosso sistema é baseado num smartphone, chegam à loja e fazem check-in na entrada e, à medida que fazem as compras, registam o código de barras, colocam no carrinho e, quando chegam à caixa poupam a experiência normal de caixa, têm apenas que ler um código produzido pela app, pagar e ir embora. Este passo obriga a que os clientes se habituem a usar um smartphone. Até aqui as pessoas até se esqueciam dessa possibilidade por estarem condicionadas a uma rotina de entrar na loja, pegar no carrinho e ir às compras. Ninguém se lembra que agora o passo é tirar o telefone do bolso”, detalha João.

Mas a experiência reduz mesmo o tempo de espera? Os fundadores garantem que sim, a menos de um terço. O que significa que, se demora 15 minutos a fazer compras, passaria a fazê-lo apenas em cinco. De acordo com as estatísticas há um período que dura em média 48 segundos e que é praticamente impossível diminuir. Por isso, a Xhockware já está a pensar em novas funcionalidades: permitir à»s pessoas pagar a conta via smartphone.

BI

° A Xhockware foi fundada por João Rodrigues e João Névoa, engenheiros eletrotécnicos. A startup portuguesa já levantou investimento da Portugal Ventures e da Busy Angels. ° A tecnologia desenvolvida pela empresa permite uma diminuição do tempo dispensado nas compras de supermercado. ° A app YouBeep está disponível em cinco supermercados Lidl e Pingo Doce.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
16. Empregados de mesa

Oferta de emprego em alta no verão segura aumento de salários

Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (Fotografia: José Coelho/ Lusa)

Marcelo aprova compra do SIRESP. Governo fica com “acrescidas responsabilidades”

draghi bce bancos juros taxas

BCE volta a Sintra para o último Fórum com Draghi na liderança

Outros conteúdos GMG
Xhockware. A caixa do supermercado é o seu smartphone