O recurso ao simulador que a plataforma ComparaJá acaba de lançar permite ao utilizador saber quanto é que irá pagar ou receber de IRS com a declaração que terá de entregar à Autoridade Tributária entre abril e junho.
"Desenvolvido em parceria com a página Mais Finanças, este simulador é totalmente gratuito para o utilizador e assume um cariz meramente pedagógico e informativo, dado que não existe, em nenhuma fase do processo, a obrigatoriedade de deixar algum contacto pessoa", explica a empresa em comunicado.
Para Filipe Matos, head of brand do ComparaJá, trata-se de uma "solução inovadora que não existe no mercado", com o objetivo de preencher "algumas lacunas" que considera existir no simulador do Portal das Finanças.
Como principais características diferenciados Filipe Matos destaca que a nova ferramenta "não só permite a comparação acessível de valores (solteiro vs conjunto; jovem vs não jovem), como também estará disponível durante todo o ano".
O gestor considera que o simulador do Portal das Finanças não é tão "user-friendly" e "só assim faria sentido trabalhar, dado que o IRS em si é impactado por tudo aquilo que fazemos ao longo do ano".
A nova solução apresenta mais duas nuances : por um lado, a plataforma integra também um e-book gratuito "que responde a todas as questões que possam surgir enquanto se trata deste imposto", para a pessoa saber como preencher a declaração e os modelos associados.
Por outro, o contribuinte também dispõe de um calendário do IRS, para que possa "cumprir todos os timings impostos por lei, de forma a aproveitar benefícios de deduções". Esse calendário poderá ser colocado na agenda online do interessado, "para evitar atrasos que possam representar despesas desnecessárias".
Filipe Matos justifica a integração do "Pack IRS" com a intenção de querer "ajudar efetivamente os portugueses a tomar as melhores decisões financeiras".