Todos os movimentos que pode fazer no multibanco sem usar cartão

Saiba neste artigo quais são os movimentos que pode fazer numa caixa multibanco sem ter se recorrer ao cartão.

Dinheiro Vivo
Já não precisa de ter consigo um cartão multibanco para fazer a maior parte das operações numa caixa ATM (Imagem de arquivo) © Leonel de Castro

Certamente já lhe aconteceu sair da casa e esquecer-se da carteira. Não se preocupe, não é por isso que vai ficar sem dinheiro. Atualmente, é possível utilizar o multibanco, nomeadamente para fazer levantamentos, sem precisar de cartão.

Para usar o multibanco sem usar o seu cartão de débito tem de ter MB Way, uma aplicação móvel que permite fazer compras, levantamentos à distância e transferências imediatas através do smartphone ou tablet. Precisa apenas de ter uma ligação à internet.

Saiba neste artigo quais são os movimentos que pode fazer numa caixa multibanco sem ter se recorrer ao cartão.

<strong>Levantar dinheiro sem cartão multibanco</strong>

Já não é necessário ter cartão para fazer levantamentos. Basta aceder à aplicação e selecionar a opção "Levantar dinheiro". Depois deve selecionar o montante que pretende levantar e confirmar com o seu código pin. O MB Way vai gerar um código de levantamento.

De seguida, só tem de se dirigir a uma caixa multibanco, clicar na tecla verde e inserir o código gerado na aplicação. E já está! Terá o dinheiro na sua mão em segundos.

Este código tem validade de meia hora. Após o limite o código gerado expira, sendo necessário repetir o processo para gerar um novo código.

Pode ainda enviar o código para outra pessoa, para que esta possa efetuar o levantamento do montante selecionado. No momento em que está a selecionar o valor, tem a possibilidade de partilhar o código, acedendo à sua lista de contactos. Adicionalmente, quando se gera o código na aplicação MB Way, pode selecionar a opção "Partilhar".

<strong>Aceder a outras operações no multibanco</strong>

Além de poder levantar dinheiro com recurso ao MB Way, a verdade é que também pode aceder a outras operações do multibanco. Para isso, só tem de:

- Carregar na tecla verde do multibanco e escolher a opção "Utilizar multibanco";

- Abrir a aplicação, escolher o cartão que pretende usar e selecionar a opção "Utilizar multibanco";

- Ler o QR code que está no ecrã do multibanco e colocar o seu código pin do MB Way na aplicação;

- Usar as operações de multibanco que pretender.

Esta funcionalidade dispensa a utilização do cartão físico e garante igualmente a segurança necessária. A autenticação é feita através do telemóvel - com recurso à internet -, mas a interação com o terminal é igual como se estivesse a usar um cartão físico. A sua utilização é muito simples e prática.

<strong>Ainda não tem MB Way?</strong>

O MB Way está disponível para iOS, Android e Windows Phone. Após descarregar a aplicação, pode fazer a ativação de duas formas: através do multibanco ou do smartphone.

Na primeira opção, deve inserir o seu cartão de débito no multibanco, digitar o código pin e selecionar a opção "MB Way". Vai ser-lhe pedido para inserir o seu número de telemóvel e definir um código pin para o MB Way com seis dígitos. Depois, na aplicação deve selecionar a opção "Entrar", inserir o seu número de telemóvel e o código de seis dígitos que definiu anteriormente. E já está.

Se fizer a ativação através do smartphone, deve aceder à aplicação e selecionar a opção "Aderir ao MB Way". De seguida, introduza os dados do seu cartão e ser-lhe-á pedido para definir o código pin e indicar o seu número de telemóvel.

Os seus dados de adesão e registo na aplicação serão sempre o número de telemóvel e o código pin MB Way.

<strong>Quais as recomendações de segurança na utilização do MB Way?</strong>

Para evitar cair em burlas ou fraudes, a SIBS, entidade que gere a rede multibanco, dá algumas recomendações de segurança aos utilizadores da aplicação.

- Nunca adicionar um número de telemóvel que não seja o seu ou que desconhece;

- Não fornecer dados confidenciais ou pessoais via correio eletrónico ou sms;

- Não clicar em ligações recebidas via correio eletrónico ou sms;

- Verificar o extrato da sua conta bancária com regularidade.

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