Tem notas de escudos em casa? Saiba como trocá-las

O Banco de Portugal troca as antigas notas de escudo até 20 anos após a sua retirada em circulação.

Uma notícia hoje divulgada pela Bloomberg dava conta que os cidadãos europeus ainda detêm em seu poder 15 mil milhões de euros em notas e moedas antigas. Se ainda tem notas de escudos guardadas em casa, saiba que poderá trocá-las por euros. No entanto, a mesma situação não se aplica às moedas de escudo: neste caso, o prazo para trocar moedas terminou a 31 de dezembro de 2002.

As regras ditam que o Banco de Portugal aceita trocar notas de escudo por notas e/ou moedas de euros até 20 anos após a sua retirada de circulação. Para isso, os cidadãos poderão fazer a troca presencialmente, junto de um dos balcões de tesouraria do Banco de Portugal espalhados pelo país.

Se não conseguir dirigir-se a um dos balcões de tesouraria do Banco de Portugal há a possibilidade de proceder à troca de notas por carta. Para isso, e de acordo com as informações disponibilizadas pelo Banco de Portugal no seu site, deverá enviar as notas por correio registado. "As notas/moedas devem ser acondicionadas em envelope fechado com a indicação “Contém numerário” e discriminação do numerário enviado, colocado dentro de outro envelope postal", explica o regulador.

Além disso, o cidadão deverá ainda apresentar dados sobre a sua identificação (nome, morada, contacto telefónico e/ou correio eletrónico) e indicar os dados necessários para a realização de transferência bancária (IBAN). A morada para onde deverá enviar este envelope está indicada no site do Banco de Portugal.

Uma nota adicional: Para trocarem as notas antigas de escudo, os cidadãos deverão ainda preencher este formulário.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de