Impressão 3D

Esta cidade vai ter as primeiras casas habitáveis impressas em 3D

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Chama-se Project Milestone e vai possibilitar que a cidade de Eindhoven, na Holanda, possa ter cinco casas impressas em 3D.

Embora não sejam as primeiras do mundo, as casas do Project Milestone poderão marcar a diferença por serem as primeiras habitáveis, explica quem lidera o projeto.

De acordo com os responsáveis pelo projeto, que está a ser desenvolvido pela Universidade de Tecnologia de Eindhoven e pela empresa de construção Van Wijnen, a primeira casa já vai estar disponível no próximo ano.

A impressora 3D utilizada passa por um braço robótico, que vai depositando um cimento com uma formulação especial, que deposita várias camadas para construir as estruturas e paredes destas casas.

Os responsáveis pelo projeto explicaram ao jornal Guardian que “o método vai permitir reduzir custos e estragos ambientais, ao reduzir a quantidade de cimento que é utilizada”.

Para a primeira das cinco casas, apenas as paredes exteriores e as interiores vão ser impressas em 3D. Ainda assim, a ideia do projeto passa por aumentar a quantidade de partes da casa que são impressas em 3D, à medida que são feitos novos testes. Por exemplo, quando for tempo de imprimir a quinta e última casa do projeto, possivelmente também já os tubos de esgotos sejam impressos em 3D. A última casa, que será a maior das cinco, terá três pisos e três quartos.

As casas vão ser construídas de forma consecutiva, num bosque em Meerhoven, perto do aeroporto de Eindhoven. O projeto quer construir casas que possam ser parte integrante da paisagem do bosque.

A primeira das casas, a mais pequena, já tem cerca de 20 interessados a concorrer pelo arrendamento da estrutura, contam os responsáveis pelo projeto.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
President of the European Commission Ursula von der Leyen (L) and President of the European Council Charles Michel give a press conference during the second day of a special European Council summit in Brussels on February 21, 2020, held to discuss the next long-term budget of the European Union (EU). (Photo by kenzo tribouillard / AFP)

Conselho Europeu termina em Bruxelas sem acordo

Jerónimo Martins é dona do Pingo Doce

Lojas Pingo Doce “que estavam perto da Mercadona cresceram”

Hebe

Jerónimo Martins expande marca Hebe para Eslováquia e República Checa

Esta cidade vai ter as primeiras casas habitáveis impressas em 3D