Impressão 3D

Esta cidade vai ter as primeiras casas habitáveis impressas em 3D

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Chama-se Project Milestone e vai possibilitar que a cidade de Eindhoven, na Holanda, possa ter cinco casas impressas em 3D.

Embora não sejam as primeiras do mundo, as casas do Project Milestone poderão marcar a diferença por serem as primeiras habitáveis, explica quem lidera o projeto.

De acordo com os responsáveis pelo projeto, que está a ser desenvolvido pela Universidade de Tecnologia de Eindhoven e pela empresa de construção Van Wijnen, a primeira casa já vai estar disponível no próximo ano.

A impressora 3D utilizada passa por um braço robótico, que vai depositando um cimento com uma formulação especial, que deposita várias camadas para construir as estruturas e paredes destas casas.

Os responsáveis pelo projeto explicaram ao jornal Guardian que “o método vai permitir reduzir custos e estragos ambientais, ao reduzir a quantidade de cimento que é utilizada”.

Para a primeira das cinco casas, apenas as paredes exteriores e as interiores vão ser impressas em 3D. Ainda assim, a ideia do projeto passa por aumentar a quantidade de partes da casa que são impressas em 3D, à medida que são feitos novos testes. Por exemplo, quando for tempo de imprimir a quinta e última casa do projeto, possivelmente também já os tubos de esgotos sejam impressos em 3D. A última casa, que será a maior das cinco, terá três pisos e três quartos.

As casas vão ser construídas de forma consecutiva, num bosque em Meerhoven, perto do aeroporto de Eindhoven. O projeto quer construir casas que possam ser parte integrante da paisagem do bosque.

A primeira das casas, a mais pequena, já tem cerca de 20 interessados a concorrer pelo arrendamento da estrutura, contam os responsáveis pelo projeto.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Foto: REUTERS/Rafael Marchante

Portugal entre os países europeus que ficaram mais desiguais

Fotografia: Global Imagens

ANA corta taxas aeroportuárias e agarra Ryanair em Faro

Fotografia: Global Imagens

Cartões refeição de bancos estão irregulares

Outros conteúdos GMG
Esta cidade vai ter as primeiras casas habitáveis impressas em 3D