Fotogaleria

Onde vivem os mais ricos do mundo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Conheça as regiões do mundo onde vivem mais pessoas com fortunas superiores a um milhão de dólares

O número de milionários e multimilionários tem vindo a crescer. Apesar do abrandamento económico dos últimos anos, os mais ricos ficaram ainda mais ricos.

Segundo um relatório do The Boston Consulting Group (BCG) sobre a indústria global de gestão de fortunas, em 2016 a riqueza financeira acumulada por particulares cresceu 5,3% para 166,5 triliões de dólares (cerca de 149 biliões de euros). A região da Ásia-Pacífico foi onde se registou o maior aumento de fortunas em 2016 (9,5%), seguida da América Latina (8,7%) e do Médio Oriente e África (8,5%). A Europa Ocidental (3,2%) e o Japão (1,1%), por outro lado, registaram as taxas mais baixas de crescimento.

18 milhões de famílias no mundo inteiro detêm mais de 1 milhão de dólares, avança o relatório do BCG. Essas famílias representam apenas 1% da população mundial, mas controlam 45% da riqueza privada de todo o mundo. Em 2021 estas famílias milionárias serão donas de mais de metade da riqueza mundial em mãos privadas, prevê a consultora americana.

Os Estados Unidos concentram o maior número de multimilionários do mundo. Existem cerca de 7 milhões de americanos com mais de 1 milhão de dólares, e a BCG prevê que este número aumente para os 10 milhões até 2021 – uma taxa de crescimento anual de 8% (670 mil novos milionários por ano). A fatia da riqueza nacional que vai parar a 1% da população norte-americana mais do que duplicou nos últimos 35 anos.

E de onde vem a riqueza acumulada pelos americanos? Segundo a BCG, cerca de metade da nova riqueza resulta da valorização de ativos financeiros já existentes (subida do preço de ações e de juros de obrigações e depósitos bancários).

Fora dos Estados Unidos os milionários e multimilionários são mais raros. A China é o segundo país do mundo com mais ricos – 2,1 milhões de pessoas acumulam um património acima de um milhão de dólares.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Patrick Drahi, fundador da Altice

Altice. Dona da PT confirma conversações para compra da TVI

Tesouro italiano coloca milhões a taxas de juros mínimas

Governo italiano aprova resgate de dois bancos à beira da falência

António Serrano, nos estúdios da TSF. Professor catedrático e político português, foi Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas do XVIII Governo Constitucional de Portugal.
(Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

António Serrano: “É preciso um choque de gestão no território florestal”

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Onde vivem os mais ricos do mundo