Função Pública

Número de funcionários públicos aproxima-se dos 700 mil

Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens
Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens

No ano passado, o Estado ganhou mais de 15 mil trabalhadores. A passagem do Hospital de Braga para a esfera pública explica parte do aumento.

O número de funcionários públicos voltou a subir no ano passado, atingindo os 698 522. Trata-se de um aumento de 2,2% face a dezembro de 2018 e corresponde a mais 15 300 trabalhadores no Estado.

Os dados foram divulgados esta sexta-feira, dia 14 de fevereiro, pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP). “Em termos homólogos, o emprego apresentou um aumento de 2,2% (mais 15 305 postos de trabalho),distribuído essencialmente entre a administração central (2,3% correspondente a mais 11 658 postos de trabalho) e a administração local (2,0% correspondente a mais 2381)”, refere a síntese estatística.

De acordo com a publicação, o aumento do emprego ocorreu principalmente na saúde e na educação, incluindo o ensino superior. “O aumento de emprego concentra-se essencialmente nas Entidades Públicas Empresariais (E.P.E) do Serviço Nacional de Saúde (6 701), nos estabelecimentos de investigação e ensino superior (2 710) e nos estabelecimentos de ensino básico e secundário (1 171). No caso das E.P.E. do SNS, o aumento decorre em parte da integração do Hospital de Braga no universo das entidades das administrações públicas (mais de 2869 postos de trabalho), o que se repercute ainda no maior número de trabalhadores nas carreiras da área da saúde”, assinala o documento.

(em atualização)

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ministro de Estado, da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira. TIAGO PETINGA/LUSA

Moratórias bancárias estendidas até final de setembro de 2021

covid-19 portugal corona virus

Emprego público sobe 0,9% com contratações da saúde e oficinas da CP

A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva TIAGO PETINGA/POOL/LUSA

Prorrogada situação de contingência em Portugal continental até 14 de outubro

Número de funcionários públicos aproxima-se dos 700 mil