Sistema de lavagem de discos de vinil Degritter

Se acha que está a tirar partido da sua estimada coleção de discos de vinil, pense outra vez...

Para um verdadeiro apreciador poucas coisas darão maior prazer do que o ritual de tirar um disco de vinil da respetiva capa, passar a escova e colocá-lo a tocar no gira-discos. O pior é que, salvo muito raras exceções, a reprodução da música neles gravada vem sempre associada aos típicos estalidos e "pops" causados pelo pó e sujidade acumulada. Soluções para lidar com este problema já existem há muito tempo. Vão desde usar água com sabão ou com umas gotas de detergente para loiça para lavar os discos, que depois têm de secar tal e qual como se faz com os pratos na cozinha. Tudo num processo chato e demorado, nem por isso lá muito eficaz.

No sistema de lavagem de vinil Degritter há um adaptador para singles e só tem de colocar o disco na máquina com a aparência de uma pequena impressora doméstica e ela faz tudo sozinha. Não sem antes ter cumprido alguns requisitos fundamentais antes de iniciar o processo, tais como colocar água destilada no reservatório (até à marca "max") e acionar a função "Degas", que serve para retirar o gás sempre que lhe coloca água fresca. Depois é juntar 5ml do concentrado de solução de limpeza que é fornecida e estamos prontos para a primeira lavagem.

O pequeno ecrã a cores em conjunto com os dois botões tornam a navegação no bem elaborado menu das funções da máquina uma tarefa muito simples e intuitiva. Dependendo do grau de sujidade dos discos, há três opções: "Quick", "Medium" ou "Heavy", pré-programadas com os tempos de lavagem e secagem. No entanto, podemos aceder à função "Dry" isoladamente. No caso de o programa não ter sido suficiente podemos ajustar até 15 minutos para ter a certeza de que os discos ficam bem secos. Todas das funções podem ser colocadas em pausa ou paradas em qualquer momento. Depois temos ainda a possibilidade de mudar a potência da ventoinha da secagem, configurar o nível da água e, por fim, na opção "Info" ver qual a versão do firmware (pode ser atualizado por meio de um cartão de memória), a temperatura da água e a quantidade de ciclos de lavagem completados.

A Degritter destaca-se pela utilização de tecnologia de ultrassons, neste caso adaptada ao processo de limpeza dos discos de vinil criando bolhas microscópicas através de um processo chamado cavitação - o mesmo que arruína a performance dos submarinos ao estragar-lhes as hélices e os torna detetáveis no radar inimigo. O mecanismo de filtragem ativa garante que as partículas são removidas do banho de limpeza e não se voltam a depositar no disco.

O programa rápido indica uma duração de 7 minutos, acabámos por utilizar sobretudo o médio que acrescentava mais 1,30 min., sendo uma boa parte do tempo gasta na secagem. Não podemos deixar de mencionar que a ventoinha produz um nível de ruído considerável, qualquer que seja o nível de potência escolhido.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de