Voar em classe económica nem sempre é uma experiência agradável, os lugares são mais apertados e o serviço para refeições e bebidas é limitado - tudo depende da companhia aérea em que viaja. No entanto, há alguns casos em que pode pedir ao comissário de bordo alguns itens para tornar a sua viagem mais confortável.
Leia também: O truque para comprar os voos mais baratos e poupar centenas de euros
E como perguntar não custa, fique a saber quais são os oito produtos que pode pedir gratuitamente, numa lista elaborada pela Travel +Leisure, de acordo com o pessoal de bordo:
Kits básicos de cortesia
As companhias aéreas, em voos de longo curso, podem oferecer kits básicos aos passageiros da classe económica. Não são produtos de luxo, mas coisas básicas como escova de dentes, tampões para os ouvidos ou máscaras para dormir.
Água engarrafada
Pode sempre pedir um copo de água num avião, mas algumas transportadoras oferecem-lhe uma garrafa de água, consoante a disponibilidade. Vale sempre a pena perguntar.
Cobertores e almofadas
Pode sempre pedir a um comissário de bordo se estão disponíveis cobertores e almofadas, itens essenciais em voos de longo curso.
Materiais de primeiros socorros
Todos os aviões estão equipados com kits de primeiros socorros que incluem materiais como ligaduras, compressas e toalhetes antiséticos. Se necessitar de algum destes produtos, basta pedir a alguém da equipa de cabine.
Medicamentos não sujeitos a receita médica
Dores de cabeça ou más disposições são frequentes durante voos. Pode sempre solicitar analgésicos ou antidiarreicos, por exemplo.
Auscultadores
É sempre possível pedir auscultadores, ainda que básicos, mas tenha em atenção que algumas companhias aéreas podem cobrar por este produto.
Livros de atividades para crianças
Voar com crianças pode ser complicado, especialmente se não tiver como entretê-las. Algumas transportadoras aéreas disponibilizam livros com atividades para os mais pequenos a bordo.
Snacks ou bebidas extra
É frequente que os passageiros de económica não recebam refeições completas em voos pequenos, mas geralmente têm snacks e bebidas. Se já depois de ter usufruído desse serviço sentir fome ou sede, peça a um membro da equipa outra rodada, mas não se esqueça que tudo depende da disponibilidade de produtos e da transportadora aérea onde viaja.