Praias reabrem a 6 de junho. Com sistema de alerta sobre nível de ocupação

As medidas foram aprovadas pelo Governo tendo em conta a aproximação da época balnear. Serão proibidos desportos na areia.

Paulo Ribeiro Pinto

As praias vão reabrir no dia 06 de junho, mas com regras apertadas de acesso e de ocupação do areal.

Será criada uma sinalética semelhante a um semáforo com cor verde, amarela e vermelha, indicando o nível de ocupação. Há uma aplicação (info praia) que dará a informação sobre a ocupação e se ainda é possível ir a essa praia. A informação será disponibilizada pelos concessionários e a fiscalização pelos próprios veraneantes.

"Temos que ter consciência que cada um de nós tem o dever cívico de nos proteger e proteger os outros. Temos de estar a uma distância mínima de 1,5 metros e não podemos ter em cada praia forças de segurança. Se houver abuso teremos de interditar o acesso às praias", avisou o primeiro-ministro.

Será ainda aplicada uma distância de metro meio. Os chapéus-de-sol têm de manter entre si uma distância mínima de três metros e não devem ter ocupação de cinco pessoas. Serão interditas as atividades desportivas, salvo as que se desenvolvem dentro de água.

"Nem a água do mar, nem das piscinas são veículo de transmissão do vírus", frisou António Costa, acrescentando que o acesso ao mar ou a piscinas devidamente tratadas, não constitui um risco em si para a saúde pública".

Conheça as regras:

Notícia atualizada às 19h00 com mais informação

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG