Recorde

Atum gigante vendido no Japão por 2,7 milhões de euros

EPA/KIMIMASA MAYAMA
EPA/KIMIMASA MAYAMA

O anterior recorde tinha sido batido em 2013, quando o mesmo empresário pagou 1,27 milhões de euros por um atum de 212 quilos.

O “Rei do Atum” voltou a abrir os cordões à bolsa. O empresário japonês Kiyoshi Kimura ofereceu o equivalente a 2,7 milhões de euros por um atum rabilho de 275 quilos, batendo um recorde histórico. Na prática, cada quilo custou 9800 euros ao proprietário da cadeia de restaurantes Sushi-Zanmai.

O negócio foi feito no tradicional leilão de ano novo que se realiza no mercado de Tóquio. Kiyoshi Kimura já é cliente habitual destes leilões, tendo batido este ano o seu próprio recorde. Em 2013, o empresário ofereceu 1,27 milhões de euros por um atum de 212 quilos.

Sobre a compra de 2019, um atum rabilho pescado no Mar do Norte, o empresário que é conhecido no Japão como o “Rei do Atum”, admitiu que “o preço foi mais elevado do que esperava”.

O atum rabilho é uma espécie em vias de extinção, o que explica o seu preço elevado. Ainda assim, o preço médio de venda no mercado ronda os 100 euros por quilo.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Fotografia: Gerardo Santos/Global Imagens

Economia portuguesa afunda 16,3% entre abril e junho

Visitantes na Festa do Avante.

Avante!: PCP reduz lotação a um terço, só vão entrar até 33 mil pessoas por dia

covid 19 portugal casos coronavirus DGS

Mais 235 infetados e duas mortes por covid-19 em Portugal. Números baixam

Atum gigante vendido no Japão por 2,7 milhões de euros