Recorde

Atum gigante vendido no Japão por 2,7 milhões de euros

EPA/KIMIMASA MAYAMA
EPA/KIMIMASA MAYAMA

O anterior recorde tinha sido batido em 2013, quando o mesmo empresário pagou 1,27 milhões de euros por um atum de 212 quilos.

O “Rei do Atum” voltou a abrir os cordões à bolsa. O empresário japonês Kiyoshi Kimura ofereceu o equivalente a 2,7 milhões de euros por um atum rabilho de 275 quilos, batendo um recorde histórico. Na prática, cada quilo custou 9800 euros ao proprietário da cadeia de restaurantes Sushi-Zanmai.

O negócio foi feito no tradicional leilão de ano novo que se realiza no mercado de Tóquio. Kiyoshi Kimura já é cliente habitual destes leilões, tendo batido este ano o seu próprio recorde. Em 2013, o empresário ofereceu 1,27 milhões de euros por um atum de 212 quilos.

Sobre a compra de 2019, um atum rabilho pescado no Mar do Norte, o empresário que é conhecido no Japão como o “Rei do Atum”, admitiu que “o preço foi mais elevado do que esperava”.

O atum rabilho é uma espécie em vias de extinção, o que explica o seu preço elevado. Ainda assim, o preço médio de venda no mercado ronda os 100 euros por quilo.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho (D), e o secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita (E). Fotografia: MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Salário mínimo de 635 euros? Dos 617 dos patrões aos 690 euros da CGTP

concertação

Governo sobe, sem acordo, salário mínimo até 635 euros em 2020

concertação

Governo sobe, sem acordo, salário mínimo até 635 euros em 2020

Outros conteúdos GMG
Atum gigante vendido no Japão por 2,7 milhões de euros