Coronavírus

Autoeuropa confirma primeiro caso de covid-19 na fábrica

autoeuropa coronavirus covid
. (PAULO SPRANGER/Global Imagens)

Trabalhador que deu positivo a covid-19 pertence a uma das empresas que colabora com a Autoeuropa na fábrica da Volkswagen de Palmela

É o primeiro caso conhecido de um trabalhador que opera na fábrica da Autoeuropa que testou positivo para a covid-19. Uma fonte da empresa confirmou que se trata de um funcionário de uma das empresas que trabalha dentro da fábrica e não se trata de um funcionário da própria Autoeuropa.

A informação foi transmitida a todos os funcionários da empresa numa nota que indica que se trata de um homem que foi sujeito ao teste a 9 de maio, após apresentar sintomas coincidentes com a doença e o resultado foi mesmo positivo.

A pessoa em causa esteve ao serviço na fábrica a 5 e 6 de maio e foram, depois, cumpridas todas as medidas de segurança previstas, indica a empresa que acredita que o contágio aconteceu fora da fábrica e que os funcionários em contacto com o colaborador em causa vão ficar em quarentena e sujeitos a um rastreio à doença.

Segue-se o comunicado transmitido aos funcionários e colaboradores da Autoeuropa:

“Na sequência de um rastreio efetuado no dia 9 de maio numa unidade hospitalar no concelho de Sintra, fomos informados ontem que um colaborador da Volkswagen Group Services que se encontra ao serviço nas nossas instalações testou positivo à COVID-19.

A cadeia de contágio não ocorreu na fábrica e de acordo com as orientações técnicas da Direção-Geral da Saúde, o paciente é considerado de baixo risco.

O colaborador esteve nos dias 5 e 6 de maio nas nossas instalações, não tendo sido detetados quaisquer sintomas de infeção pela COVID-19. Durante a sua permanência na fábrica, o colaborador respeitou todas as indicações de segurança previstas no nosso plano de contingência, facto que reforça a condição de baixo risco para uma eventual transmissão.

Todos os que estiveram em contacto com o colaborador foram contactados pelo Departamento Médico da empresa, tendo sido informados sobre os procedimentos a seguir, bem como para permanecerem em casa. Serão efetuados testes de rastreio a todos estes colaboradores.

Fazemos votos de uma rápida recuperação e reforçamos a importância do respeito pelas normas de higiene e segurança em vigor na fábrica.

A prevenção passa por todos e cada um de nós”

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O primeiro-ministro, António Costa. JOÃO RELVAS/POOL/LUSA

Governo cria complemento salarial até 350 euros para trabalhadores em lay-off

O primeiro ministro, António Costa, fala aos jornalistas durante a conferência de imprensa, 04 junho 2020, realizada no final da reunião do Conselho de Ministros, no Palácio da Ajuda, em Lisboa.     MANUEL DE ALMEIDA / POOL/LUSA

Banco de Fomento para Portugal com “aprovação provisória”

O primeiro ministro, António Costa, fala aos jornalistas durante a conferência de imprensa realizada no final da reunião do Conselho de Ministros, no Palácio da Ajuda,  em Lisboa, 29 de maio de 2020. O Governo decidiu adiar a passagem para a terceira fase de desconfinamento na Área Metropolitana de Lisboa e criou regras especiais, sobretudo em atividades que envolvem “grande aglomerações de pessoas”.  MANUEL DE ALMEIDA/POOL/LUSA

Trabalhadores em lay-off passam a receber entre 77% e 92% do salário

Autoeuropa confirma primeiro caso de covid-19 na fábrica