Aveiro. Automotive Summit quer partilhar conhecimento sobre indústria automóvel

Partilhar o conhecimento sobre uma indústria com requisitos muito próprios é o mote para a primeira edição da Automotive Summit, que este ano realiza-se em Aveiro.

Esta quinta-feira, no Meliã Ria Hotel, serão abordados os mais diversos temas ligados à área, com a presença de entidades portuguesas e estrangeiras.

"Vamos ter um grande leque de temas para atender às várias necessidades que identificamos na indústria. Vamos ter apresentações desde a Indústria 4.0 - que está na ordem do dia - a situações mais específicas ligadas à indústria automóvel relacionadas com, por exemplo, ferramentas preventivas de erros, como o FMEA, que é uma metodologia fundamental para a indústria automóvel. Vamos ter temas ligados ao desenvolvimento de software, à logística e cadeia de fornecimento, à mobilidade elétrica e veículos autónomos e temas relacionados com a segurança do produto", salientou ao Dinheiro Vivo Pedro Silva, General Manager da OPCO, empresa que trabalha na formação e consultoria para a indústria automóvel.

A OPCO representa em Portugal a associação de indústria automóvel alemã, a VDA, que, como explicou Pedro Silva, organiza conferências como a que vai acontecer em Aveiro noutros países. Em 2018, a VDA com a OPCO trouxe a Aumotive Summit para Portugal. "Com o sucesso da primeira ficou a vontade de repetir anualmente algo do género e foi o que nos levou a fazer esta edição, já inteiramente por nossa conta e também com a participação da VDA e de outras entidades estrangeiras equivalentes", salientou Pedro Silva.

"O nosso grande objetivo tanto com a nossa atividade, como agora com o Automotive Summit, é trazer essas entidades, esse conhecimento a Portugal e partilhar esse conhecimento com as várias empresas que atuam na área em Portugal, sejam nacionais ou multinacionais a operar em Portugal", acrescentou. Para o responsável, até há dez anos era necessário ir até Espanha ou Alemanha para se obter o conhecimento que a partilha através de eventos como este agora torna mais acessível.

Para a manhã estão agendadas apresentações com os temas referidos, sendo que da parta da tarde haverá cinco master classes. "Serão espaços mais alargados, cerca de duas horas e meia, onde alguns destes temas vão ser aprofundados", referiu.

Entre os oradores estarão, entre outros, Jorge Rosa, presidente da Mitsubishi Fuso Europe, Bruno Borges, CEO da S4Metro, Carlos Pimenta de Castro, coordenador técnico da Bureau Veritas Certification, e entre os estrangeiros, Beysun Sen Duru da Odette International e Simon Carr da SMMT.

A Automotive Summit vai atrair vários participantes. "Vamos ter desde os construtores - a Volkswagen, Mitsubishi Fuso, Renault vão enviar participantes -, vamos ter vários níveis da cadeia de fornecimento, vamos ter empresas de serviços também. Vamos ter participantes da área do direito, eventualmente por causa do tema da segurança do produto e da responsabilidade civil do produtor. Vamos ter um público muito heterogéneo", frisou Pedro Silva.

Sendo um evento que a OPCO quer que tenha continuidade nos próximos anos, durante o dia será apresentada a data da próxima Automotive Summit.

As inscrições para se assistir podem ser feitas através do site, onde também está disponível o programa completo. (https://automotivesummit.pt/)

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de