BCE deixa taxas de juro inalteradas

As taxas permanecem em mínimos históricos desde março de 2016.

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou esta quinta-feira que decidiu deixar as taxas de juro inalteradas, com a taxa aplicável às operações principais de refinanciamento a manter-se em zero.

Em comunicado, o BCE indicou que a taxa de juro aplicável à facilidade permanente de cedência de liquidez se mantém em 0,25% e a taxa de juro de depósitos permanece em -0,40%.

"O Conselho do BCE espera que as taxas de juro diretoras do BCE permaneçam nos níveis atuais durante um período alargado e muito para além do horizonte das compras líquidas de ativos", refere o comunicado divulgado após uma reunião de política monetária da instituição liderada por Mario Draghi.

As taxas permanecem em mínimos históricos desde março de 2016.

Quanto às medidas de política monetária não convencionais, o banco central afirmou que mantém o seu programa de compra de ativos ao ritmo mensal de 60 mil milhões de euros até ao final de dezembro de 2017, ou até mais tarde, se necessário.

O BCE continuou a dizer-se "preparado para aumentar o volume ou a duração do programa" se as condições piorarem ou se a inflação não tiver a evolução desejada. O objetivo é que fique próxima, mas ligeiramente abaixo de 2%.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de