Coronavírus

CEiiA está a trabalhar no desenvolvimento de um protótipo de ventilador

CEIIA
Foto: Pedro Correia / Global Imagens

"O CEiiA está neste momento a trabalhar a 100% para permitir criarmos um protótipo de ventilador", indicou António Costa.

Durante o debate quinzenal, António Costa avançou que o governo está a trabalhar com a indústria nacional para dar resposta a eventuais necessidades de material médico, nomeadamente de ventiladores. Um dos exemplos dados pelo primeiro-ministro foi o do CEiiA, o Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel, localizado em Matosinhos.

“O CEiiA está neste momento a trabalhar a 100% para permitir criarmos um protótipo de ventilador e a trabalhar com um conjunto de indústrias nacionais para começar a testar nas próximas semanas a construção nacional de ventiladores”, afirmou António Costa.

O centro de Matosinhos confirma ao Dinheiro Vivo que está a trabalhar neste projeto para o desenvolvimento de ventiladores, preferindo não avançar mais detalhes sobre os trabalhos, neste momento.

Tendo em conta a pandemia global de covid-19, vários países têm pedido auxílio à indústria automóvel para desenvolver ventiladores para uso hospitalar, como o caso da Ford, Ferrari ou da General Motors.

Em casos mais graves, os ventiladores são uma peça-chave para o combate à doença. Em Portugal, António Costa avançou na semana passada, durante uma entrevista à SIC, que o país tem Portugal tem 1142 ventiladores para adultos no setor público, sendo que nem todos estão disponíveis.

Ao longo destes dias, várias empresas têm anunciado a doação de ventiladores aos hospitais portugueses, como a EDP ou a Galp.

“Estamos a correr uma maratona”, afirmou António Costa, depois de enumerar uma lista detalhada sobre encomendas e material médico e de proteção pessoal disponível no país. Apelando à reorientação de algumas indústrias, nomeadamente a área têxtil, o primeiro-ministro deu conta de que há ainda empresas e laboratórios de investigação a desenvolver protótipos de testes rápidos de diagnóstico de covid-19 em Portugal.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O primeiro-ministro, António Costa (D), e o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares (E), participam na conferência de imprensa no final de uma reunião, em Loures. MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Costa: “Há países que foram colocados em listas vermelhas por retaliação”

João Rendeiro, ex-gestor do BPP

João Rendeiro, ex-presidente do BPP, condenado a pena de prisão

O deputado do Partido Social Democrata (PSD) Ricardo Batista Leite. (RODRIGO ANTUNES/LUSA)

PSD quer transferir reuniões do Infarmed para o parlamento

CEiiA está a trabalhar no desenvolvimento de um protótipo de ventilador