viagens

A partir de hoje há 12 mil passes grátis para jovens viajarem pela Europa

interrail

A Comissão Europeia vai oferecer 12 mil passes de viagem gratuitos, a partir desta quinta-feira (12:00 CET) até terça-feira, 11 de dezembro (12:00 CET), na segunda edição do concurso DiscoverEU. Os jovens com 18 anos podem candidatar-se para descobrir a Europa no próximo verão.

Na primeira edição, 15 mil jovens já tiveram a oportunidade de viajar em toda a Europa entre julho e outubro de 2018. Muitos deles participaram nos eventos realizados durante o Ano Europeu do Património Cultural.

“É ótimo ver que os jovens aderem a esta nova oportunidade de descobrir as culturas e tradições europeias, compreender o que significa a diversidade europeia e fazer amizades com pessoas que, de outra forma, não teriam conhecido. A primeira ronda mostrou que os jovens adquirem autoconfiança e novas competências, como o espírito de iniciativa e a aprendizagem de outras línguas. A iniciativa DiscoverEU é muito mais do que viajar, tem a ver com a aprendizagem da vida”, afirma em comunicado o comissário Tibor Navracsics, responsável pela Educação, Cultura, Juventude e Desporto.

Como ganhar este passe grátis?
Todos os cidadãos nascidos na UE entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2000 poderão inscrever-se neste segundo concurso.

Para tal, basta aceder ao Portal Europeu da Juventude para fazer o registo e comunicar os seus planos de viagem. “Os candidatos serão selecionados com base nas respostas dadas a cinco respostas múltiplas relacionadas com a cultura e a diversidade europeias, com as iniciativas da UE destinadas aos jovens, com as próximas eleições para o Parlamento Europeu, além de uma pergunta adicional sobre um tópico relacionado com esta segunda ronda”, explica a promotora da iniciativa.

Os candidatos escolhidos poderão viajar entre 15 de abril e 31 de outubro de 2019, de 1 a 30 dias.

Candidatos preferenciais
A Comissão Europeia incentiva, nesta segunda ronda, as pessoas com necessidades especiais ou que enfrentam desafios sociais. “Para as pessoas com necessidades especiais, a Comissão disponibilizará informação e soluções práticas e cobrirá os custos necessários de assistência especial (por exemplo, um acompanhante ou um cão-guia para participantes invisuais, etc.).”

Os candidatos selecionados podem viajar sozinhos ou em grupos de cinco, no máximo (todos com 18 anos). “Regra geral, viajarão de comboio. No entanto, a fim de assegurar um amplo acesso em todo o continente, os participantes podem igualmente utilizar modos de transporte alternativos, tais como o autocarro, o ferry ou, excecionalmente, o avião se necessário. Desta forma, os jovens que vivem em ilhas ou zonas remotas que façam parte da UE também terão a possibilidade de participar”, de acordo com as regras.

A comissão esclarece ainda que, a cada Estado-Membro da UE, foi atribuído um determinado número de passes de viagem, baseado na percentagem da sua população em relação à população total da União Europeia.

Esta iniciativa, lançada em junho de 2018, tem um orçamento de 12 milhões de euros.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Paschal Donohoe

Sucessor de Centeno: Irlandês Donohoe surpreende e bate espanhola Calviño

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Défice de 2020 vai ser revisto para 7%. Agrava previsão em 0,7 pontos

Comissário Europeu Valdis Dombrovskis. Foto: STEPHANIE LECOCQ / POOL / AFP)

Bruxelas acredita que apoio a empresas saudáveis estará disponível já este ano

A partir de hoje há 12 mil passes grátis para jovens viajarem pela Europa