Greves

Magistrados do Ministério Público marcam greve para fevereiro

O presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, Artur Ventinhas
( Rui Oliveira  / Global Imagens )
O presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, Artur Ventinhas ( Rui Oliveira / Global Imagens )

Os moldes da greve ainda não estão definidos, mas o sindicato decidiu ainda convocar uma assembleia-geral de delegados sindicais para janeiro.

O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público decretou esta quinta-feira uma greve para o início de fevereiro contra a intenção do PS e PSD de alteração na estrutura do Conselho Superior do Ministério Público, compondo-o maioritariamente por não magistrados.

A decisão foi tomada numa reunião da direção do sindicato, na qual foram discutidas medidas a tomar face à intenção parlamentar dos dois partidos que o sindicato considera pôr em causa a autonomia da magistratura portuguesa através da alteração da composição do Conselho Superior do Ministério Público.

Os moldes em que se vai realizar a paralisação dos magistrados do MP ainda não foi definida, mas a direção do sindicato decidiu ainda convocar uma assembleia-geral de delegados sindicais para janeiro para definir outras formas de luta a longo prazo.

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, negou esta quinta-feira que o Governo queira alterar a composição do Conselho Superior do Ministério Público e frisou que o “equilíbrio atual” do órgão é para manter.

“Não consta do programa do Governo nenhuma indicação que contemple a possibilidade de alteração da composição” do órgão, disse Francisca Van Dunem aos jornalistas, em Coimbra.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Alberto Souto de Miranda
(Gerardo Santos / Global Imagens)

Governo. “Participar no capital” dos CTT é via “em aberto”

Congresso APDC

“Temos um responsável da regulação que não regula”

Congresso APDC

Governo. Banda larga deve fazer parte do serviço universal

Outros conteúdos GMG
Magistrados do Ministério Público marcam greve para fevereiro