Simplex

Mais de 40 mil pessoas renovaram Cartão de Cidadão por SMS

Fotografia: D.R.
Fotografia: D.R.

Ainda este mês todos os cidadãos com o cartão caducado desde 24 de fevereiro vão receber uma notificação a informar que estão abrangidos pela medida.

Mais de 40 mil pessoas aceitaram renovar o Cartão de Cidadão dando autorização através de uma mensagem de telemóvel.

“Mais de 40 mil pessoas aceitaram a mensagem escrita (SMS) para renovarem o Cartão de Cidadão, desde o dia 06 de junho, quando foi lançada a funcionalidade, que dispensa a deslocação a serviços públicos dos registos e custa menos”, indica um comunicado do Instituto de Registos e Notariado (IRN).

Este serviço está disponível para todos os cidadãos com 25 ou mais anos e que não necessitem de atualizar os dados biométricos ou a morada do cartão. As pessoas cujo cartão está a caducar recebem um SMS para autorizar a renovação automática. Depois recebe em casa uma carta com um código pessoal e a referência multibanco para fazer o pagamento. O custo é de 16,20 euros, ou seja, mais barato do que no balcão e evita-se a deslocação aos serviços.

De acordo com a nota do IRN “ainda este mês todos os cidadãos com o cartão caducado desde 24 de fevereiro, cujos contactos estão nos sistemas do Registo receberão um SMS ou um e-mail a informar que estão abrangidos pela medida e que devem aguardar o pedido de autorização para renovação automática por SMS”.

O levantamento do cartão terá de ser agendado posteriormente através do telefone, indicado na carta ou pela internet para o serviço mais próximo. Quando a medida entrou em vigor, o Ministério da Justiça apontava para cerca de 300 mil cartões que caducaram e cuja validade foi prorrogada devido à pandemia.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Lisboa,  29/09/2020 - Ursula Von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia.
(Paulo Alexandrino/Global Imagens)

Ursula von der Leyen. “Portugal é único e tem agora oportunidades maravilhosas”

Portugal's Prime Minister Antonio Costa speaks during presentation of the European and Portuguese Recovery and Resilience Plans, at Champalimaud Foundation, in Lisbon, Portugal, 29 September 2020. Ursula Von Der Leyen is in Lisbon for a two-day official visit. MÁRIO CRUZ/LUSA

Portugal recorrerá só a subvenções. Empréstimos só quando situação melhorar

ANTONIO COTRIM/ LUSA

Von der Leyen: Instrumento “SURE é um escudo para os trabalhadores e empresas”

Mais de 40 mil pessoas renovaram Cartão de Cidadão por SMS