Desporto

Negócio fechado: Benfica vende João Félix por 126 milhões de euros

João Félix, e Marcus Wendel
(Filipe Amorim / Global Imagens)
João Félix, e Marcus Wendel (Filipe Amorim / Global Imagens)

É a maior transferência de sempre de um jogador português. Atlético de Madrid paga ao Benfica em duas tranches.

O Benfica vendeu João Félix ao Atlético de Madrid por 126 milhões de euros. A operação foi comunicada pela SAD do Benfica na página da CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. É a maior transferência de sempre de um jogador de futebol português e a quarta mais cara de sempre. O clube encarnado vai receber 120 milhões de euros do montante da transferência em duas tranches e há seis milhões de euros em custos financeiros.

“O Club Atlético de Madrid, SAD pagará a pronto um valor de € 30.000.000 (trinta milhões de euros) e a Benfica SAD efetuará uma operação de desconto sem recurso dos restantes € 96.000.000 (noventa e seis milhões de euros)”, refere a SAD no Benfica no comunicado enviado à CMVM.

Entre os 126 milhões de euros desta transferência, seis milhões são custos financeiros; 12 milhões são relativos aos serviços de intermediação. Existem ainda valores extra, como o 1,2 milhões de euros que serão pagos ao FC Porto, ao abrigo do mecanismo de solidariedade, por ter sido responsável pela formação do jogador entre os 12 e os 16 anos, que vão ter de ser assumidos à parte pelo At. Madrid e não estão incluídos nos 120 milhões de euros que o Benfica irá receber.

João Félix estreou-se esta época na equipa principal do Benfica mas teve um papel muito importante na conquista do 37.º campeonato da equipa encarnada. O jogador de 19 anos participou em 26 jogos e marcou 15 golos.

A transferência de João Félix ultrapassa o montante envolvido na mudança de Cristiano Ronaldo do Real Madrid para a Juventus, em 2018, e que rendeu 100 milhões de euros ao clube espanhol.

O ingresso do jogador português já foi tornada pública na rede social Twitter, com um vídeo de boas-vindas do Atlético de Madrid de João Félix no Museu do Prado e com um vídeo de despedida do Benfica.

(Notícia atualizada às 19h22 com mais informação)

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Emprego e as remunerações na indústria aumentaram 0,3% e 1,3%

PS, PSD e CDS chumbam mudanças nas regras dos regimes de turnos

A330-900 neo

A330 neo. Associação de pilotos quer ouvir especialistas na Holanda

(REUTERS/Rafael Marchante)

2019 a caminho de ser o melhor ano de sempre da Autoeuropa

Outros conteúdos GMG
Negócio fechado: Benfica vende João Félix por 126 milhões de euros