Coronavírus

PSD quer transferir reuniões do Infarmed para o parlamento

O deputado do Partido Social Democrata (PSD) Ricardo Batista Leite. (RODRIGO ANTUNES/LUSA)
O deputado do Partido Social Democrata (PSD) Ricardo Batista Leite. (RODRIGO ANTUNES/LUSA)

Encontros seriam realizados quinzenalmente com representantes do Governo e epidemiologistas e teriam com transmissão no canal parlamento.

O PSD propõe que as reuniões técnicas com especialistas e membros do Governo até agora realizadas no Infarmed passem para o parlamento, com um novo modelo e transmissão em direto através do canal da Assembleia da República.

A proposta consta de um requerimento enviado à comissão parlamentar de Saúde para que seja esta a organizar os encontros sobre a pandemia de covid-19 em Portugal.

A iniciativa surge depois do presidente do PSD ter considerado que as reuniões começavam a “ter pouca utilidade”, justificando com a forma como a informação era apresentada. “Há momentos em que são uns gráficos atrás dos outros, com tanta velocidade, que as pessoas que estão a assistir não têm sequer tempo para absorver mesmo aquilo que o gráfico está a mostrar”, concretizou numa entrevista ao Porto Canal.

Agora, os deputados da bancada social-democrata avançam com um requerimento para que as reuniões arranquem já no início da próxima sessão legislativa – previsivelmente em setembro – com uma periodicidade quinzenal e “duração indeterminada”.

No requerimento, encabeçado pelo deputado Ricardo Batista Leite – que tem estado nas reuniões do Infarmed – é proposto que nos encontros participem um representante do Ministério da Saúde e outros elementos do Governo, caso assim o entenda; epidemiologistas indicados pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e outros especialistas que a comissão de Saúde entenda. Não é referida a presença de elementos da DGS.

A proposta defende ainda que todas as reuniões sejam públicas e transmitidas através do canal parlamento (ARTV).

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Foto: EPA/PATRICK SEEGER

Bruxelas dá luz verde a Banco Português de Fomento

Exemplo de ouro numa loja de câmbio em Klaaswaal, Países Baixos. (EPA/ROBIN VAN LONKHUIJSEN)

Ouro atinge recorde e excede os 2 mil dólares

Centenas de turistas visitam todos os dias os jardins do Palácio de Cristal, no Porto. Fotografia: Leonel de Castro/Global Imagens

FMI: Portugal com perdas acima de 2% do PIB devido à quebra no turismo

PSD quer transferir reuniões do Infarmed para o parlamento