Ambiente

Reciclagem atingiu em 2019 “o maior valor de sempre” no Grande Porto

lipor

A Lipor, entidade responsável pela gestão. e tratamento dos resíduos urbanos do Grande Porto, atingiu em 2019 "o maior valor de sempre" na reciclagem.

Em 2019, a LIPOR rececionou “mais 8.513 toneladas de materiais encaminhados pelos cidadãos e menos 2.077 toneladas de lixo”.

“Em 2019 recebemos mais 1.857,93 toneladas de biorresíduos (+4,24% que em 2018), mais 6.654,96 toneladas de materiais entregues para reciclagem nos ecopontos, ecocentros e zonas de recolha seletiva (+13,58% que em 2018 – papel, plástico e vidro) e menos 2.077,10 toneladas de lixo (-0,51% que em 2018)”, refere a empresa, em comunicado.

Segundo a Lipor, “os valores são fruto do forte investimento e da aposta que a entidade e os municípios associados – Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde – têm desenvolvido, com vista a maximizar e incrementar a quantidade de materiais a enviar para reciclagem”.

Neste momento, acrescenta, os cidadãos dos oito municípios da Lipor têm à sua disposição “um sistema completo de infraestruturas, equipamentos e serviços para a entrega seletiva dos resíduos, nomeadamente, ecocentros, ecopontos e zonas de recolha seletiva porta-a-porta”.

Estas infraestruturas são ainda complementadas por “um conjunto de serviços especiais de recolha e pelo entro de triagem e plataformas de apoio, onde os materiais separados pelos cidadãos sofrem uma separação suplementar mais pormenorizada (triagem), sendo posteriormente enviados para as indústrias de reciclagem”, conclui.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O primeiro-ministro, António Costa, Pedro Siza Vieira, ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, e Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.  MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Salários, crédito, moratórias e rendas. O que vai ajudar famílias e empresas

EPA/Enric Fontcuberta

Mais de 100 mil recibos verdes candidataram-se ao apoio à redução da atividade

A ministra da Saúde, Marta Temido.. JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

295 mortos e 11 278 casos confirmados de covid-19 em Portugal

Reciclagem atingiu em 2019 “o maior valor de sempre” no Grande Porto