Emergência

Surdos vão poder comunicar com o 112 por videochamada, através de nova aplicação

smartphones-nao-prestam-6-696x464

A aplicação permite que os surdos comuniquem com o 112 através de videochamada ou mesmo através de um chat. Esta nova app chega dois anos após o prazo anunciado.

A aplicação foi anunciada no final de 2016, pela secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, que indicava que a aplicação chegaria aos smartphones “em breve”, recorda o Público, que avança esta segunda-feira a chegada destes novos canais de comunicação com os serviços de emergência.

Até ao momento, não era possível que os surdos fizessem uma chamada de emergência para o 112, sem auxílio de outras pessoas. Por enquanto, a aplicação MAI112 só estará disponível para o sistema operativo Android. No site do 112, é possível ver algumas das funcionalidades: a predefinição e envio de mensagens personalizadas, possibilidade de chat ou uma videochamada, com serviço de interpretação de língua gestual portuguesa.

No site, é ainda referido que esta medida exigiu um “ significativo esforço ao nível das mudanças tecnológicas implementadas nos Centros, mas também ao nível dos recursos humanos envolvidos no processo de atendimento e despacho”. O Público nota que um dos maiores obstáculos esteve ligado à contratação de intérpretes de língua gestual para assegurar as videochamadas.

Ao longo de seis meses, a aplicação estará a funcionar em período experimental, para perceber como poderá eventual ser melhorada. Está ainda prometida a chegada de uma versão para os sistemas iOS.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Jogo Online é regulado desde 2015

Jogo Online atrai 100 mil novos apostadores a cada trimestre

Jogo Online é regulado desde 2015

Jogo Online atrai 100 mil novos apostadores a cada trimestre

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, à chegada para uma audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para apresentação da lista de nomes propostos para secretários de Estado do XXII Governo Constitucional, no Palácio de Belém, em Lisboa, 21 de outubro de 2019. RODRIGO ANTUNES/LUSA

Conheça os secretários de Estado do novo Governo

Outros conteúdos GMG
Surdos vão poder comunicar com o 112 por videochamada, através de nova aplicação