cinema

Variações já é o filme português mais visto do ano

Sérgio Praia é o protagonista de Variações, o filme que presta tributo ao cantor António Variações. (MÁRIO CRUZ/LUSA)
Sérgio Praia é o protagonista de Variações, o filme que presta tributo ao cantor António Variações. (MÁRIO CRUZ/LUSA)

Filme que presta tributo a António Variações liderou o ranking da última semana, segundo dados do ICA. Gerou receitas de 453 mil euros.

Confirma-se o sucesso de bilheteira de Variações. O filme realizado por João Maia que presta tributo a António Variações tornou-se no filme português mais visto do ano ao fim de uma semana de exibição, revelam os dados divulgados esta semana pelo ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual.

84 105 espetadores já viram o filme protagonizado por Sérgio Praia e que estreou-se nas salas de cinema na passada quinta-feira, dia 21 de agosto. Exibido em 99 salas, a película já arrecadou receitas de 453,879 mil euros, de acordo com os números do ICA. Em apenas uma semana, Variações ultrapassou Snu, o filme português que ocupava até agora a primeira posição, com 82 366 espetadores.

Com este desempenho, o filme de João Maia já é o 18.º filme português mais visto de sempre.

Se contarmos com todos os filmes, a nova versão de O Rei Leão está a dominar os números de 2019: já foi visto por mais de 1,2 milhões de espetadores nacionais e gerou perto de 6,6 milhões de euros em receitas de bilheteira. Na segunda posição, surge Vingadores: Endgame, com 667,2 mil espetadores.

“Variações” é inspirado na vida do barbeiro minhoto António Joaquim Rodrigues Ribeiro, que desejou viver da música e que em Lisboa se transformou em António Variações, marcando a música portuguesa a partir dos anos 1980.

Sérgio Praia que, além da interpretação física do músico, também canta todas as canções, recriando as sessões de composição e gravação embrionária dos temas em várias cassetes – sozinho em casa com um gravador e uma caixa de ritmos – até à primeira atuação de Variações, na discoteca Trumps, em Lisboa, em 1981.

O filme foca-se sobretudo na transformação de António Ribeiro em António Variações, num período de vida entre 1977 e 1981. Além de Sérgio Praia, o elenco inclui, entre outros, Filipe Duarte, Victoria Guerra, Augusto Madeira, Filipe Albuquerque, Lúcia Moniz, Afonso Lagarto, Maria José Paschoal, José Raposo e Dinarte Freitas.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
President of the European Commission Ursula von der Leyen (L) and President of the European Council Charles Michel give a press conference during the second day of a special European Council summit in Brussels on February 21, 2020, held to discuss the next long-term budget of the European Union (EU). (Photo by kenzo tribouillard / AFP)

Conselho Europeu termina em Bruxelas sem acordo

Jerónimo Martins é dona do Pingo Doce

Lojas Pingo Doce “que estavam perto da Mercadona cresceram”

Hebe

Jerónimo Martins expande marca Hebe para Eslováquia e República Checa

Variações já é o filme português mais visto do ano