6 truques para aumentar a memória e o poder do cérebro

Gostava de lembrar-se facilmente de informação importante ou de pensar rápido para decidir ainda mais rápido?

Então prepare-se para seguir a estratégia sugerida por Casey Moran, empreendedor e mentor norte-americano, autor do livro "Goal Power", que explica como controlar o futuro criando hábitos com vista a aumentar a memória e o poder do cérebro em apenas 5 minutos por dia.

Mas, antes de começar um conselho importante: recorra a uma postura de mindfulness para atingir os objetivos pretendidos. Leia aqui o que é e aqui que é uma prática que veio para ficar.

2. Maximizar as refeições. Se é daqueles que faz três refeições principais grandes, tente fazer mais refeições mais pequenas - umas seis - ao longo do dia. O nosso trabalho melhora com 25 gramas de glucose de uma vez, basicamente o equivalente a uma banana. Beber água é também muito importante.

3. Escrever tudo. Escreva, na noite anterior, todas as tarefas que vai ter de realizar no dia seguinte. Não só vai dormir melhor, como começa o dia como um executivo. Apesar de o ideal seja escrever à mão esta lista de tarefas, pode sempre recorrer à página de notas do telefone onde pode ir registando as ideias que lhe forem surgindo ao longo do dia, evitando perdê-las para sempre.

4. Sair da zona de conforto. Um cérebro nas mesmas situações e ambiente o tempo todo, entra em piloto automático, pelo que alterar a rotina é uma das formas de estimular o cérebro. Comece por fazer o percurso de casa para o trabalho por um novo caminho, mesmo que leve mais tempo. Esse tempo dá para ver coisas novas e estimular-lhe o cérebro.

5. Fazer exercício físico. É bom para o corpo, mas também para a mente. Quando nos exercitamos, o cérebro liberta endorfinas que nos fazem sentir bem. Faz diminuir o stress que elimina o cortisol mau, que diminui a capacidade cognitiva. O ideal é ir ao ginásio, mas para que não haja desculpas pode sempre optar por deixar o carro estacionado longe do escritório e obrigar-se ir a pé ou optar por subir as escadas em vez de apanhar o elevador.

6. Abrandar o ritmo. Quando você desacelera de forma consciente e se dedica a uma tarefa de cada vez, a concentração e de 100%. Já quando opta pelo multitasking, a atenção é dividida pelas diversas tarefas que está a fazer e o resultado é menos efetivo. Apesar de sermos treinados para fazer várias tarefas ao mesmo tempo e depressa, aconselha-se que escreva as coisas que vai fazer nas próximas horas ou dias e concentre-se numa de cada vez. Vai sentir-se melhor à medida que as for concretizando. Vá com calma e aprecie a vida.

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