Grupo Portucel Soporcel abre 77 estágios profissionais

O grupo Portucel Soporcel vai promover a realização de 77 estágios profissionalizantes a jovens no biénio 2014/2015, aumentando em mais 50% o número de vagas disponibilizado na edição anterior deste programa de ligação da escola ao mercado de trabalho, através do qual foram aceites 50 jovens na empresa no biénio 2013/2014.

O processo de recrutamento e as candidaturas estão abertas até 2 de Agosto, abrange jovens com cursos técnico-profissionais, licenciaturas e mestrados de áreas tão variadas como Direito, Gestão, Economia, Comunicação, Marketing, Solicitadoria e Engenharia Florestal, Química, Mecânica, Informática e Eletrotécnica. O grupo Portucel Soporcel valoriza competências como a capacidade de análise e de síntese, a capacidade de planeamento e organização e a proactividade.

Pode candidatar-se aqui

Os estágios têm a duração de 12 meses. A empresa aguarda a aprovação do IEFP para dar início ao período experimental, mas conta que "arranquem já em janeiro". Os estágios serão remunerados. De acordo com o grupo a cada formando "será atribuído um subsídio de estágio, cujo valor varia em função dos níveis do Quadro Nacional de Qualificações, sendo ainda assegurado um subsídio de alimentação em valor igual ao dos restantes colaboradores da empresa".

Questionado o grupo Portucel Soporcel, sobre as hipóteses dos jovens estagiários poderem vir a integrar os qadros da empresa no futuro, o grupo respondeu que pretende "aproveitar este Programa de Estágios para servir como fonte do processo de natural renovação dos quadros da empresa, reforçando deste modo o papel dinamizador do Grupo na formação de futuros quadros técnicos em áreas relevantes para o desenvolvimento do País". Acrescentando, "estes jovens poderão ter a sua primeira experiência no mundo do trabalho numa empresa inovadora e líder internacional no sector onde opera e de acordo com o seu desempenho poderão vir a preencher as necessidades futuras dos quadros no grupo".

De acordo com a empresa os novos estágios, num âmbito de um programa que teve início em 2012, visam aumentar a qualificação e empregabilidade futura de 77 jovens, que poderão assim ter a sua primeira experiência no mundo do trabalho, que compreende actividades em toda a cadeia de valor desde a floresta à produção de pasta de celulose, energia e papel.

"Atendendo à sua presença em áreas de negócio tão relevantes e ao importante contributo do Grupo para a economia nacional e para a geração de riqueza e emprego qualificado, a atribuição destes estágios permite, desta forma, enriquecer a formação de quadros em várias áreas do conhecimento promovendo a sua preparação para o mercado de trabalho", adianta a empresa.

O grupo Portucel Soporcel é o segundo maior exportador em Portugal, sendo o que gera o maior Valor Acrescentado Nacional. O Grupo representa aproximadamente 1% do PIB nacional, cerca de 3% das exportações nacionais de bens, perto de 8% do total da carga contentorizada e de 7% do total desta carga e da carga convencional exportada pelos portos nacionais.

Em 2013, o grupo Portucel Soporcel atingiu novos níveis máximos de volume de vendas e produção de papel, consolidando a sua posição de líder europeu de papel fino não revestido de impressão e escrita (UWF). As exportações do Grupo corresponderam a euro1 215 milhões e o volume de negócios aumentou para euro 1 530,6 milhões. As vendas do Grupo têm como destino 118 países nos cinco continentes, com destaque para a Europa e EUA.

No âmbito da sua estratégia de expansão internacional, o Grupo está a desenvolver um importante projecto de investimento florestal verticalmente integrado em Moçambique, que culminará com a construção de uma fábrica de produção de pasta de celulose, um investimento de 2,3 mil milhões de dólares.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de