Liderança financeira: estas são as características que um CFO deve ter

Competências sociais e de gestão de talentos têm de fazer parte de um líder financeiro. O CFO enquanto coach é uma tendência crescente.

A função de Chief Financial Officer (CFO, diretor financeiro) tem sofrido um afastamento do modelo financeiro tradicional em direção a um modelo mais proativo e ágil. Atualmente, o CFO está mais envolvido na cultura empresarial, tem um maior impacto no negócio e precisa de mais ferramentas para se fazer ouvir e compreender.

Estas são algumas das premissas que sustentam o estudo “Perspetivas de CFO e liderança financeira”, da Michael Page, baseado em entrevistas a um painel internacional de CFOS .

Em muitas empresas, o CFO já assume função similar à de um coach, moderando conflitos ao nível do conselho e definindo a contribuição do seu departamento para a estratégia global através da visibilidade.

Este é um dos vários desafios inerentes às funções que fazem parte da direção financeira. Mas há mais. As capacidades de comunicação, de gestão de talentos ou as qualidades técnicas são pontos que não podem estar dissociados de um CFO de sucesso.

Veja na fotogaleira as características que um Chief Financial Officer deve assumir, de acordo com a Michael Page.

 

 

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de