Trabalho, ginásio, festas dos filhos... Eles conseguem e você (depois de ler este artigo) também

Têm um trabalho exigente, mas ainda conseguem ter tempo para ir ao ginásio, cozinhar pratos deliciosos para os amigos lá em casa, participar nas atividades escolares dos filhos e até, em alguns casos, conciliar com uma atividade de voluntariado. Como conseguem, é a sua pergunta recorrente.

Suzanne Gelb, psicóloga e life coach, num artigo para The Muse, enumera algumas das características e truques que as pessoas bem sucedidas usam para condensar em 24h o que você não está (ainda) a conseguir fazer com o mesmo número de horas.

Concentração total.

Concentre-se a 100% na tarefa em mãos. Quando sentir que o seu foco já não está completamente na atividade que está a realizar, Gelb sugere o truque proposto por Josh Pais, autor de Commited Impulse: grite "estou de volta". É uma forma de se obrigar a focar.

Leia ainda: Procrasti...quê? 5 técnicas para não adiar mais nada

Evite o multi-tasking

Todos nós fazemos dezenas de coisas em simultâneo. Com as tecnologias estamos 'always on', a receber e-mails, com várias páginas web abertas, ou a ser desviado do que se tinha proposto fazer com alertas no seu smartphone, já para não referir todo o tipo de telefonema, nem sempre urgentes. Mas o always on nem sempre resulta. O ser humano não está preparado para isso e estudos provam que quando tentamos fazer muitas coisas em simultâneo o resultado nem sempre é o melhor. Não só cometemos mais erros, como as tarefas demoram mais tempo a concluir. Como diz o ditado, "depressa e bem, não há quem". Para estes casos,a sugestão de Suzanne Gelb é simples: corte nas distrações. Porque não fecha o seu telemóvel na gaveta?

Evite distrações

Está concentrado e, de repente, um colega pede-lhe a opinião sobre um determinado assunto ou recebe um telefonema de alguém que lhe pede apenas '5 minutos da sua atenção'. Fique a saber que esses cinco minutos significam, pelo menos, uma média de 23 minutos de atraso no seu trabalho, alerta Gelb. As interrupções (menos que pequenas) são os maiores inimigos da produtividade.

Leia também: 10 perguntas no trabalho a que nunca deve responder com a verdade

Junte-se a outras pessoas bem sucedidas

Nada como se rodear de pessoas positivas, como uma boa energia e capacidade de trabalho, para o seu desempenho melhorar. Gelb incentiva até que tente criar relações com esse tipo de personalidades na sua vida social, convidando-os para um almoço, por exemplo.

Evite que as emoções tomem conta de si

No trabalho há fases em que tudo parece correr mal e as emoções ameaçam tomar conta de nós. E os resultados nem sempre são os melhores. Pessoas bem sucedidas tendem a desenvolver técnicas para lidar com as suas emoções negativas: há quem faça meditação, vá ao ginásio, treine para a maratona. Descubra o que funciona para si.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de