Heróis PME

Para novos desafios, novas formas de vencer

imagem_abertura_DV_PME_III_ENCONTRO

Apesar dos desafios ligados ao financiamento, cada vez mais existem novas formas de o obter. Foi este o tema do III Encontro dos Prémios Heróis PME.

Foi sob o tema Financiamento que, na passada terça-feira, dia 12 de março, aconteceu o III dos “Encontros Yunit Heróis PME, hosted by Victoria Seguros”. Na cidade de Leiria, reuniram-se várias PME portuguesas da região para ouvir debater sobre este que é dos temas fundamentais na gestão empresarial. Fizeram, assim, parte da mesa redonda Bruno Caixeirinho, diretor de corporate finance do BiG, Ângelo Jesus, coordenador de marketing da Raize, e Pedro Marques, consultor da Yunit Consulting, com Jorge Lopes, da Victoria Seguros, a moderar o debate.

Com o mote lançado pelo moderador de que “40% das PME portuguesas consideram o acesso ao financiamento bastante importante, mas com vários obstáculos”, Bruno Caixerinho referiu que atualmente “existem diferentes instrumentos de financiamento para as empresas, visto que vivemos num mercado diferente. No entanto, estas diferentes opções de financiamento dependem das diferentes etapas da vida da empresa”; ou seja, consoante o desenvolvimento da PME, existe uma diferente forma de financiamento adequada às suas necessidades.

Para reforçar esta ideia, o coordenador de marketing da Raize, Ângelo Jesus, referiu a Raize como uma empresa que disponibiliza novas formas de financiamento, que são “uma alternativa à banca tradicional”. Para além disto, enfatizou a importância que existe em as “empresas anteverem a necessidade de financiamento”, tomando as medidas necessárias para que a urgência em obter empréstimos e outros tipos de financiamento seja reduzida.

Para ajudar nesta antecipação da necessidade de financiamento e para aconselhar sobre o que realmente necessitam, Pedro Marques, consultor da Yunit, mencionou que um dos papéis da consultoria junto das PME passa mesmo por fazer “as empresas verem se realmente podem e devem pedir financiamento, seja de que tipo for”. Isto porque, por vezes, “os proprietários tentam ficar com tudo da empresa para eles, mas é melhor ter metade de tudo, do que ter tudo de nada”, ou seja, partilhar a direção da empresa para obter mais lucros.

Assim aconteceu mais uma mesa redonda, desta vez focada no financiamento das PME, sendo que o mote que ficou mais marcado foi que “existem vários tipos de financiamento, apesar de normalmente só se pensar no monetário”, mas que é fundamental para as PME anteverem a necessidade de pedir ajudas. Para além da mesa redonda, com o intuito de as PME presentes absorverem estes e mais conhecimentos na área, vários consultores da Yunit Consulting reuniram-se com os empresários após o debate, tornando a experiência ainda mais enriquecedora.

De forma a prosseguir com esta partilha e aprendizagem de conhecimentos relativos ao mundo empresarial, acontecerá no próximo dia 26 de março, em Braga o último dos “Encontros Yunit Heróis PME, hosted by Victoria Seguros”, sob o tema Inovação e Transformação Digital. Acompanhe todos os encontros no Canal dos Heróis PME, no Dinheiro Vivo e TSF.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O empresário Joe Berardo à chegada para a sua audição perante a II Comissão Parlamentar de Inquérito à Recapitalização da Caixa Geral de Depósitos e à Gestão do Banco, na Assembleia da República, em Lisboa, 10 de maio de 2019. ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Joe Berardo: “Tenho servido de bode expiatório”

Carlos Costa. Foto: JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

BdP vai divulgar relatório dos grandes devedores mas incompleto

O ministro das Finanças, Mário Centeno. Fotografia: José Sena Goulão/Lusa

Centeno assegura clarificação das dúvidas do BCE

Outros conteúdos GMG
Para novos desafios, novas formas de vencer